postado em 31/03/2010 23:09
A troca de acusações entre jogadores da Ponte Preta e da Portuguesa após a partida de ida da segunda fase da Copa do Brasil esquentou o clima entre as equipes. Nesta quarta-feira, o duelo paulista pegou fogo na briga pela vaga nas oitavas de final. Dentro de casa e em jogo tenso, a Lusa levou vantagem: venceu com atuação decisiva do uruguaio Biscayzacu e se garantiu com placar de 2 x 1.
Quatro jogadores foram expulsos no Canindé: dois de cada lado. A Portuguesa balançou as redes com Luís Carlos e Biscayzacu. Finazzi deixou o seu e fez um belo gol, mas não evitou a derrota antes de deixar o gramado com o cartão vermelho. Desta forma, o time paulistano vai enfrentar na semifinal o Fluminense, que eliminou o Uberaba-MG ainda na primeira partida.
A Portuguesa criou boas oportunidades no primeiro e quase abriu o placar em cabeçada a queima-roupa de Thiago Gomes: dentro da pequena área, o jogador testou e acertou a trave. Outra boa chance rubro-verde começou com Domingos, que bateu firme, mas Eduardo Martini defendeu. No rebote, Paulo Sérgio cruzou, mas Luís Ricardo não conseguiu completar, de carrinho.
O gol rubro-verde saiu aos 38 minutos, quando a equipe desceu com rapidez para o campo de ataque. Luís Ricardo carregou pela direita e deixou Luís Carlos na cara do gol. Com tranquilidade, o camisa 9 da Lusa tocou na saída de Eduardo Martini, abrindo o marcador.
Já no segundo tempo, a Macaca cresceu no confronto e passou a testar mais o goleiro Fábio, que fez grande defesa logo nos primeiros minutos: Renato González recebeu dentro da área e bateu travado, mas o arqueiro salvou. Pouco depois, outra grande defesa, em cabeçada do atacante Otacílio Neto, após cruzamento na área do anfitrião.
A Lusa teve boa chance quando Paulo Sérgio bateu forte e Eduardo Martini fez a defesa parcial. Luís Carlos tentou completar no rebote, mas a bola pegou no travessão e pingou fora do gol. Aos 34 minutos, Finazzi brilhou: recebeu cruzamento açucarado de André Rocha e acertou um belo voleio, empatando a partida no Canindé.
O gol da classificação rubro-verde saiu já nos acréscimos, quando a decisão por pênaltis já parecia certa. Aos 47 minutos, dois reservas participaram da lance: Celsinho bateu cruzado e Biscayzacu, livre na segunda trave, completou para o fundo das redes. O clima, que já era quente no Canindé, piorou ainda mais nos minutos finais.
Finazzi foi o primeiro a ser expulso, por iniciar confusão. Na sequência, o tempo fechou de vez no Canindé: Biscayzacu fez falta dura e uma confusão generalizada tomou lugar no gramado do Canindé. O jogador uruguaio também recebeu cartão vermelho, assim como o zagueiro Preto Costa. Pela Macaca, André Rocha foi excluído. Ao fim da partida, os alvinegros foram reclamar com a arbitragem.