postado em 01/04/2010 00:06
A trégua entre a torcida do Coritiba, o técnico Ney Franco e o time sofreu um grande abalo nesta quarta-feira. Em pleno Estádio Couto Pereira, perdendo um pênalti aos 48 minutos da segunda etapa, o Alviverde perdeu para o Avaí, por 1 x 0 e foi eliminado da Copa do Brasil 2010. No jogo de ida, empate em 1 x 1 acabou ajudando os catarinenses, que agora aguardam o vencedor da partida entre Grêmio e Votoraty.
Recebido com um show pirotécnico, o Coxa não queria perder tempo e, aos dois minutos, Ariel Nahuelpan, que retornava ao time, ajeitou para Rafinha chutar na rede pelo lado de fora. Aos quatro minutos, Marcos Aurélio deixou a defesa para trás e disparou o petardo para boa defesa de Zé Carlos. Aos oito minutos, Fabinho Capixaba cruzou na área e ninguém apareceu para completar.
O Alviverde dominava as ações, mas não chegava ao campo de ataque com a eficiência necessária para criar as oportunidades. Os catarinenses até encontravam espaço, mas só assustavam em jogadas isoladas, como o escanteio cobrado por Caio, aos 14 minutos, que Ariel afastou. Aos 20 minutos, Triguinho fez o cruzamento fechado e Rafael apareceu no caminho para afastar.
Boa jogada de Marcos Aurélio, aos 23 minutos, partindo para cima da zaga e levantando para Ariel, que desviou de leve, exigindo, mesmo assim, todo o esforço de Zé Carlos. Aos 29 minutos, Andrade cobrou falta rasteira, o goleiro quase se complicou, mas se recuperou antes do rebote.
Aos 39 minutos, Renatinho chegando de trás, bateu com categoria e, com o desvio, ganhou escanteio. Aos 45 minutos, Marcos Aurélio recebeu de frente para o crime e arrematou, mas um desvio no caminho tirou o gol.
Na segunda etapa, o Coxa voltou ainda mais determinado para abrir o placar. Aos quatro minutos, Andrade, após uma linda triangulação, tentou surpreender o goleiro e a bola passou raspando o ângulo. Aos sete minutos, contra-ataque em velocidade para o Alviverde, mas Ariel entrou em impedimento. Vandinho respondeu na mesma moeda e foi travado no arremate, mandando pela linha de fundo.
O Coritiba continua dominando, mas começava a dar espaço para o adversário. Aos 13 minutos, Batista recebeu com liberdade na área e chutou para a defesa de Edson Bastos. Aos 17 minutos, Sávio cobrou escanteio fechado e Ariel se esticou no meio do caminho para afastar a bola. O castigo veio aos 23 minutos, com Caio aproveitando o rebote do goleiro para empurrar para o fundo das redes.
O resultado eliminava o time da casa, que em Florianópolis conseguiu apenas um empate em 1 x 1. Aos 29 minutos, Heffner levantou e Ariel desviou de cabeça. A bola chegou a triscar o travessão. Aos 32 minutos, Ariel pegou sobra e arriscou em cima da defesa, que tirou o perigo.
O técnico Ney Franco passou a arriscar tudo com a entrada de Bill. Aos 41 minutos, Rafinha, dentro da área, perdeu mais um. Aos 47 minutos, Bill foi derrubador e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Marcos Aurélio carimbou a trave, jogando fora a última chance do anfitrião.