Superesportes

Com vantagem, Botafogo enfrenta o Santa Cruz

postado em 01/04/2010 16:19
O Botafogo recebe o Santa Cruz na noite desta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro, pelo confronto de volta da segunda fase da Copa do Brasil em excelentes condições para se garantir nas oitavas de final. O Alvinegro ganhou na ida, em Recife (PE), por 1 a 0 e agora tem a vantagem de poder empatar para se classificar. As duas equipes atravessam por momentos opostos e até nisso a vantagem é botafoguense.

Além de ter o resultado de empate a seu favor, o Botafogo entra em campo embalado pela goleada de 4 a 1 sobre o Boavista, na segunda-feira passada, que garantiu a equipe nas semifinais da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Caso conquiste esse torneio, o Glorioso será campeão carioca sem a necessidade de uma final, já que ficou com a Taça Guanabara, primeiro turno.

Já o Santa Cruz vem de uma derrota de 2 a 0 para o Sport, no Campeonato Pernambucano, e seus torcedores sonham em eliminar o Botafogo, o que serviria para aumentar a auto-estima de um clube que conta com uma gigante torcida, mas que está afundado na Série D do Campeonato Brasileiro. Para se classificar, o Tricolor terá que devolver o 1 a 0, forçando a decisão por pênaltis, ou por qualquer outro placar para avançar diretamente.

"O Botafogo realmente atravessa um grande momento e não dá para negar isso. Começamos a temporada muito mal e depois nos recuperamos, conquistando o título do primeiro turno do Estadual e tendo tranquilidade para trabalhar na sequência. Assim como nós reagimos, o Santa Cruz também pode e por isso mesmo estamos muito atentos ao jogo desta quinta-feira. Não podemos bobear, pois nosso adversário vai jogar a sua vida dentro de campo", afirmou o lateral esquerdo Marcelo Cordeiro.

O técnico Joel Santana é outro que vem exigindo o máximo de atenção dos seus comandados. Ele não quer ver nenhum tipo de relaxamento no confronto desta quinta-feira, pois reconhece que uma zebra não é nada impossível na Copa do Brasil.

"Não existe relaxamento para este jogo. Tanto no Campeonato Carioca, assim como na Copa do Brasil, sabemos que o pior ainda está por vir. Mesmo trabalhando bem, temos consciência de que ainda falta muita coisa pela frente até que nossos objetivos sejam alcançados. Contra o Santa Cruz, por exemplo, não podemos perder a concentração um único momento, pois esse tipo de torneio pune qualquer descuido, principalmente quando se joga em casa e não pode sofrer gol", disse Joel.

Para este compromisso o desfalque certo é o volante Sandro Silva, que foi expulso na partida de ida e terá que cumprir suspensão. Dessa maneira, Somália deverá atuar no meio-de-campo, com o lateral direito Alessandro tendo a oportunidade de jogar como titular depois de um longo tempo sem iniciar um jogo. Desde a vitória por 2 a 0 sobre o Vasco, na decisão da Taça Guanabara, primeiro turno do Estadual, que Alessandro não começa jogando. Ele estava afastado por conta de problemas pessoais e entrou no decorrer da goleada sobre o Boavista, mostrando estar bem fisicamente.

Pelo lado do Santa Cruz, o técnico Dado Cavalcanti tem procurado passar para seus jogadores que a classificação para as oitavas de final não deve ser encarada como um desafio impossível.

"Respeitamos muito o Botafogo, mas sabemos que podemos nos classificar. Do mesmo jeito que o Botafogo foi a Recife e conseguiu ganhar por 1 a 0, podemos superar esse rival no Rio de Janeiro. O segredo é não deixar de acreditar um único minuto, pois temos forças para mudar esse quadro", ensinou o comandante.

Para este jogo o treinador do Santa Cruz vai optar pela entrada do volante Dedé na vaga do meia Jackson, vetado pelo departamento médico por conta de fortes dores na coxa direita. Com isso a formação do Tricolor será bem defensiva, pelo menos no papel. Apesar disso os pernambucanos prometem uma postura ofensiva.

"Acredito que os jogadores do Botafogo virão para cima, mas com um pouco de receio, pois eles conhecem nossa equipe e terão respeito. Vamos buscar a vitória desde o início da partida, com bastante ofensividade, e se eles derem brecha, voltaremos com a vitória e a classificação para as oitavas de final", afirmou o volante Léo.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO x SANTA CRUZ

Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1; de abril de 2010, quinta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Sampaio (DF)
Assistentes: Renato Miguel Vieira (DF) e Ciro Junqueira (DF)

BOTAFOGO: Jefferson; Fahel, Antônio Carlos e Danny Morais; Alessandro, Leandro Guerreiro, Somália, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu
Técnico: Joel Santana

SANTA CRUZ: Tutti; Wellintgon, Alysson, Luiz Eduardo e Édson Miolo; Goiano, Léo, Dedé e Elvis; Joelson e Brasão
Técnico: Dado Cavalcanti

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação