Superesportes

Chuva joga Ferrari e McLaren para o fundo do grid e pole fica com Webber

postado em 03/04/2010 07:02
Bastou chover para a Ferrari fazer sua primeira grande besteira na temporada 2010 da Fórmula 1. Apesar de a água ser prevista há dias durante o treino classificatório para o GP da Malásia, o time vermelho demorou a se aprontar e seus dois pilotos, Felipe Massa e Fernando Alonso, sequer passaram da primeira parte da sessão. A pole ficou com Mark Webber, da Red Bull.

Webber (C), o companheiro de equipe, Sebastian Vettel (D), e Nico Rosberg comemoram as primeiras posiçõesNeste domingo, o brasileiro iniciará a terceira etapa do Mundial apenas na 21; colocação, à frente somente dos dois carros da Hispania, Karun Chandhok (22;) e Bruno Senna (23;), além de Lucas di Grassi, que com problemas no tanque de combustível praticamente não foi à pista e é último. Fernando Alonso está um pouco melhor posicionado que o parceiro, na 19; posição.

"Foi um erro de todos, meu e dos engenheiros. Estávamos olhando a chuva, aí teve um certo momento em que parou de chover e essa era a hora de irmos à pista. Saímos, mas logo em seguida começou a chover de novo", lamentou um irritado Massa, à Rede Globo.

A falha não foi ;privilégio; da Ferrari. Melhor piloto da sexta-feira, Lewis Hamilton também sofreu com estratégia errada da McLaren, rodou e foi outro a não passar para o Q2. Iniciará a disputa de uma modesta 20; colocação. Jenson Button, que atolou na brita após escapar, até tinha tempo para seguir no treino, mas o carro não teve condições de continuar e ele será o 17; colocado.

A sessão deste sábado chegou a ser interrompida por cerca de 20 minutos logo no início da Super Pole devido à forte chuva que colocava em risco a segurança dos pilotos. Esta não foi a primeira vez que o mau tempo da Malásia provoca uma parada: a corrida do ano passado teve que ser encerrada antes da metade pelos mesmos motivos.

Com o asfalto liberado novamente, quem se deu bem foi Webber, que brilhou nas complicadas condições e foi mais de 1s3 melhor que Nico Rosberg, o segundo colocado. O jovem alemão, porém, tem motivos para comemorar, já que "humilhou" seu companheiro de Mercedes, Michael Schumacher: o heptacampeão foi um segundo mais lento que o compatriota e será o oitavo.

Assim como em Melbourne, ele dividirá a fila com o ex-parceiro Rubens Barrichello, sétimo colocado. Sebastian Vettel por sua vez, será o terceiro. Destaque ainda para o novato Nico Hulkenberg, parceiro de Rubinho na Williams, que será o quinto, logo atrás de Adrian Sutil.

O treino ainda teve momento curiosos, como Vitaly Petrov (11;) derrubando o monitor dos boxes da Renault com a cabeça ao sair do carro após o Q2 e Robert Kubica "furando a fila" da primeira saída para o Q3, de modo a ser o único a não tomar um "spray" na cara. Na volta, os carros da Force India se posicionaram estrategicamente na saída dos boxes para evitar manobra semelhante.

A corrida deste domingo, que promete ser emocionante, começa às 5 horas (de Brasília).

Confira o grid de largada para o GP da Malásia:

1; Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min49s327
2; Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min50s673
3; Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min50s789
4; Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min50s914
5; Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min51s001
6; Robert Kubica (POL/Renault) - 1min51s051
7; Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min51s511
8; Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min51s717
9; Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min51s767
10; Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min52s254

11; Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1min48s760
12; Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min48s771
13; Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min49s207
14; Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min49s464
15; Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1min52s270
16; Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min52s520
17; Jenson Button (ING/McLaren) - sem tempo no Q2

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação