postado em 03/04/2010 11:48
No grande clássico da rodada e, possivelmente, da temporada inglesa, o Chelsea saiu de Londres para enfrentar o Manchester United, em pleno Old Trafford. Sem Rooney - o líder do campeonato sentiu a falta do seu maior goleador - e com um gol impedido de Drogba, os visitantes venceram por 2 x 1.
Agora, os blues assumiram a liderança da Premier League mais uma vez. Estando um ponto atrás, o Chelsea tem 74 pontos, contra 72 dos rivais de Manchester, se isolando no topo da tabela. O Arsenal (68 pontos) ainda pode encostar, no complemento da rodada, quando enfrenta o Wolverhampton, 14º colocado.
O jogo
Mesmo atuando em casa, o Manchester poupou algumas peças chave da equipe, como Carrick e Nani, visando a partida desta quarta-feira contra o Bayern de Munique, no jogo de volta da Copa dos Campeões da Europa, válido pelas quartas de final.
Sem ter nada a ver com isso o Chelsea, que já foi eliminado da competição europeia, escalou força máxima no superclássico, à exceção de Drogba, no banco por uma lesão abdominal. Isso fez com que os azuis tivessem maior controle da posse de bola, e os Red Devils apenas se defenderam.
Nessa pressão inicial, saiu o primeiro gol da partida, com Joe Cole, aos 19 minutos da etapa inicial. Em jogada do francês Malouda, o meia cruzou rasteiro para a área. O camisa 10 dos blues deu um belíssimo toque de letra e estufou a rede de Van der Sar, abrindo o placar.
O gol fez com que o time da casa saísse da retranca, mas, faltava qualidade nas finalizações e, ao mesmo tempo, o sempre forte Chelsea dominava as ações no meio-de-campo. Na volta da segunda etapa, o time vermelho continuou a pressionar, mesmo com o técnico Alex Ferguson parecendo querer apenas o empate - que manteria sua equipe na liderança.
Sofrendo com a pressão, o técnico Carlo Ancelotti decidiu tirar sua maior estrela do banco. O artilheiro Didier Drogba entrou em campo no lugar do francês Anelka aos 24 minutos, e mudou a cara da partida. Tanto que os blues retomaram a posse de bola e controlaram novamente o jogo.
O resultado não poderia ser outro: aos 33 minutos, outro marfinense que saiu do banco, Salomon Kalou, deu ótimo passe para o capitão da seleção da Costa do Marfim. Impedido, ele recebeu na entrada da área e chutou forte, ampliando o placar.
O segundo gol reacendeu o Manchester, que foi para frente com força total. O promissor atacante italiano Macheda foi colocado em campo, e com alguma estrela, conseguiu diminuir o placar aos 35 minutos, em falha de Van der Sar, que espalmou a bola no peito do jogador após cruzamento rasteiro vindo da ala esquerda.
Os Red Devils se lançaram inteiramente ao ataque, mas a forte defesa do Chelsea conseguiu se segurar. Nos últimos minutos, até o goleiro Van der Sar foi para a área, mas não conseguiu arrematar de cabeça e o arqueiro Petr Cech, do Chelsea, segurou cruzamento e garantiu a vitória e a liderança isolada dos Blues no campeonato.