postado em 03/04/2010 20:47
Não foi o que a torcida esperava. Apresentando um futebol bem abaixo do habitual, o Cruzeiro foi surpreendido pelo Uberaba, neste sábado, no Mineirão, pelo jogo de ida das quartas de final do Campeonato Mineiro. O placar de 2 x 2 mostrou o equilíbrio da partida, onde o Zebu conseguiu impor o seu ritmo e por pouco não saiu do Gigante da Pampulha com o triunfo.
Líder do grupo 7 da Copa Libertadores e da primeira fase do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro esteve irreconhecível. Além de encontrar muitas dificuldades para se desvencilhar da marcação do adversário, a equipe celeste cometeu várias falhas no setor defensivo, dando espaços para o ataque do Uberaba, que soube aproveitar as oportunidades.
O técnico Adilson Batista não pôde contar com o meia Roger nem com o zagueiro Thiago Heleno, lesionados. Gilberto continuou na armação e o experiente Cláudio Caçapa foi escalado na zaga. Com todos os outros titulares à disposição, o treinador fez algumas mudanças em relação ao jogo passado e colocou na equipe titular o volante Fabrício no lugar de Fabinho, Fernandinho na vaga de Diego Renan na lateral esquerda e o meia Pedro Ken na posição de Henrique.
O jogo de volta será na próxima quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Uberabão, no Triângulo Mineiro. Para passar à semifinal do Campeonato Mineiro basta um outro empate para o Cruzeiro, que tem a vantagem de dois resultados iguais porque foi o líder da primeira fase do estadual, enquanto o Uberaba foi o oitavo.
O jogo
A partida começou um pouco morna, com a defesa do Uberaba obtendo sucesso na marcação nas poucas investidas do Cruzeiro. Bloqueado pelo sistema defensivo do adversário, a equipe celeste tentou o gol em chutes de fora área. E foi assim que chegou pela primeira vez, aos cinco minutos, em um arremate forte, de longe, de Thiago Ribeiro, mas a bola se perdeu pela linha de fundo.
Um minuto depois o Uberaba conseguiu a primeira grande chance do jogo. Após a recuada de bola, o goleiro Fábio se enrolou todo, foi desarmado por Douglas, que tocou para trás, achando Ivonaldo, que chutou para fora, desperdiçando uma oportunidade incrível.
Sonolenta, a zaga do Cruzeiro bobeou em alguns lances e acabou sendo surpreendida. Aos 13 minutos, o zagueiro Cláudio Caçapa cometeu falta em Douglas muito perto da área. O atacante Thiago Marin cobrou com perfeição, a bola achou o ângulo esquerdo de Fábio e o jogador saiu para o abraço. Surpresa no Mineirão: Cruzeiro 0 x 1 Uberaba.
Na sequência o Zebu teve uma boa oportunidade de ampliar o placar. Thiago Marin fez ótimo lançamento para Douglas, nas costas da zaga, o atacante saiu frente a frente com o goleiro Fábio, que chegou antes e conseguiu cortar.
Muito marcado, o Cruzeiro não se ajeitava em campo, errando alguns passes e falhando na armação das jogadas. Aos 25 minutos a equipe celeste desperdiçou uma chance incrível, com o zagueiro Leonardo Silva, que ficou sozinho na área após cruzamento de Kleber. O goleiro Fernando saiu muito bem e fez uma grande defesa, à queima rouba.
E o empate saiu logo depois desse lance. O zagueiro Cláudio Caçapa driblou o zagueiro e chutou, o goleiro Fernando fez grande defesa. Na sobra Gilberto tocou para o gol e Gustavo cortou com a mão. Pênalti e cartão amarelo para o volante do Uberaba. Kleber, com 'paradinha', cobrou e empatou o jogo, aos 28 minutos.
No lance seguinte o Cruzeiro quase virou, novamente com Kleber, que chutou de longe, mas o goleiro Fernando fez boa defesa, mandando a bola para escanteio. Depois disso o Zebu reforçou a marcação e conteve as constantes investidas do adversário.
Para o segundo tempo o técnico Adilson Batista colocou Guerrón no lugar do lateral esquerdo Fernandinho, passando a jogar com três atacantes.
Ainda sem conseguir criar e errando muitos passes, a equipe celeste foi novamente surpreendida e sofreu o segundo gol aos 12 minutos da etapa final. O lateral Fabiano cruzou para área, o zagueiro cruzeirense Cláudio Caçapa escorregou e o atacante Douglas ficou sozinho. O jogador dominou e fuzilou, sem chances para Fábio.
Ainda instável no jogo, o Cruzeiro não conseguia sair com qualidade e continuava pecando na armação das jogadas. Mesmo assim permanecia no ataque, pressionando o adversário. E após sufocar muito a zaga do Uberaba, a Raposa conseguiu um empate, aos 29 minutos, em uma boa jogada individual do zagueiro Leonardo Silva, que passou entre dois defensores e depois encheu o pé, colocando 2 x 2 no placar.
Cinco minutos depois o Cruzeiro quase virou. O lateral direito Jonathan cruzou com perfeição para área, achando Henrique, que cabeceou com perigo, mas a zaga tirou. A equipe celeste teve outras oportunidades, mas ficou nisso.