Belo Horizonte - "Da melhor qualidade", "Que é de estilo impecável". Estes são alguns dos significados da palavra clássico, definições que se enquadram muito bem no duelo quase secular entre América Mineiro e Atlético Mineiro. O famoso clássico das multidões, um dos mais antigos do país, teve um novo episódio neste domingo (4/4), no Mineirão, em confronto válido pelas quartas de final do Campeonato Mineiro.
O placar de 3 x 3 marcou o jogo que foi recheado não só de gols. Várias faltas, muitas oportunidades e as grandes defesas dos goleiros também foram fatores que contribuíram para que a partida fosse repleta de emoção. A forte chuva não esfriou os ânimos dos jogadores. Pelo contrário, foi mais um grande elemento do equilibrado e truncado duelo.
O América começou melhor, marcando duas vezes, com o atacante Laércio e com o lateral direito Danilo. Ainda no primeiro tempo o Atlético acordou e virou com três gols do inspirado Fabiano. O Coelho voltou melhor para a etapa final e conseguiu empatar em cobrança de falta de Rodrigo.
O Atlético teve três desfalques. O zagueiro Jairo Campos, o atacante Obina, ambos lesionados, e o volante Zé Luis, que foi liberado para acompanhar seu pai que está doente, não jogaram contra o Coelho. O defensor Werley, o atacante Muriqui e o volante Jonílson foram os substitutos. Pelo lado do América, o técnico Mauro Fernandes não pôde contar com o atacante Fábio Junior, suspenso. Sendo assim, Laércio foi o titular.
O jogo de volta será na próxima quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no estádio Ipatingão, no Vale do Aço. Desta vez o mandante será o Atlético, que não poderá realizar a partida no Mineirão porque o estádio vai receber um show de axé. A vantagem de outro empate é do Atlético, que teve campanha melhor na primeira fase.
O jogo - A chuva tomou conta do Mineirão, mas isso não impediu que o jogo começasse fervendo no clássico mineiro. Logo no primeiro minuto da partida, Junior, que agora joga no meio-campo do Atlético, cobrou uma falta perigosa, mas o goleiro Flávio aliviou.
Muito truncado e equilibrado, o primeiro tempo foi marcado por muitas faltas e vários gols. E quem saiu na frente foi o América, aos sete minutos, com o atacante Laércio chutando no ângulo de Aranha, aproveitando cruzamento da direita do lateral Danilo.
Na sequência o Atlético teve duas oportunidades em chutes de fora da área com o meia Junior e com o atacante Diego Tardelli, mas a bola não ganhou as redes.
Aos 29 minutos, o América chegou ao seu segundo gol, em uma jogada parecida com o do primeiro. Dessa vez Laércio cruzou e Danilo completou para as redes, fazendo 2 x 0 para o Coelho no Mineirão.
No minuto seguinte, começou o reinado do meia Fabiano, que estava iluminado. O jogador recebeu na estrada da área e chutou bonito, no ângulo esquerdo do goleiro Flávio, diminuindo para o Galo.
O empate aconteceu aos 39 minutos da etapa inicial, novamente com Fabiano. A jogada começou com o atacante Muriqui, que tocou para Renan Oliveira. O meia achou Fabiano na área, que dominou, girou e chutou no mesmo ângulo do seu primeiro gol. Cinco minutos depois, o impossível Fabiano virou o jogo para o Atlético, dessa vez de cabeça, aproveitando a cobrança de falta do lateral direito Coelho.
O segundo tempo começou como o primeiro: com muita chuva e várias chances de gol. Logo aos cinco minutos, o América quase empatou em chute de Danilo, que parou na rede pelo lado de fora.
Um pouco melhor na etapa final, o Coelho teve outra chance na sequência, com o meia Irênio, que também chutou para fora. Depois o Galo teve três boas chances com o atacante Muriqui, e cada uma teve endereço diferente. A primeira foi para fora, a segunda o goleiro Flávio defendeu e a terceira ele acertou a trave.
Após esses lances só deu América, que de tanto pressionar conseguiu empatar. Aos 32 minutos, o lateral Rodrigo encheu o pé na cobrança de falta, sem chance para o goleiro Aranha, igualando o marcador. Depois disso, o jogo ficou mais cadenciado e terminou mesmo empatado em 3 x 3.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 3 x 3 ATLÉTICO-MG
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 4 de abril de 2010, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Joel Tolentino Da Mata Junior (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva
Cartões amarelos: Laércio, Irênio, Otávio, Leandro Ferreira, Dudu (América); Fabiano, Cáceres, Ricardinho (Atlético)
Gols:
AMÉRICA: Laércio, aos 7, e Danilo, aos 29 minutos do primeiro tempo. Rodrigo, aos 32 minutos do segundo tempo
ATLÉTICO: Fabiano, aos 30, aos 39 e aos 44 minutos do primeiro tempo
AMÉRICA-MG: Flávio; Otávio (Zé Rodolpho), Preto e Gabriel; Danilo, Dudu, Leandro Ferreira, Irênio e Rodrigo; Luciano (Euller) e Laércio (Ulisses)
Técnico: Mauro Fernandes
ATLÉTICO-MG: Aranha; Coelho (Carlos Alberto), Werley, Cáceres e Leandro; Jonílson, Fabiano, Junior (Ricardinho) e Renan Oliveira (Giovanni); Muriqui e Diego Tardelli
Técnico: Wanderley Luxemburgo