São Caetano do Sul - Mesmo sem atuar com a velocidade e intensidade que marcaram o início de temporada da equipe, o Santos derrotou o São Caetano por 3 X 1 neste domingo (4/4), em duelo válido pela 18; rodada do Campeonato Paulista e disputado no Estádio Anacleto Campanella. Marquinhos e Neymar marcaram o gol do Peixe, e Hugo diminuiu para os donos da casa.
O Santos entrou em campo com a primeira colocação do certame já garantida, graças ao empate do Santo André por 1 X 1 com o Rio Claro no sábado. Já o Azulão ainda sonhava com uma vaga no grupo de times que se classifica à semifinal do estadual, o que já não é mais possível por conta da derrota.
O resultado deixa o Santos com 44 pontos, na liderança do Campeonato Paulista. A equipe encerra sua participação na primeira fase da competição na próxima quarta-feira, às 21h50 (de Brasília). Na Vila Belmiro, o Peixe recebe o Sertãozinho, que já está rebaixado para a série A-2.
Já o São Caetano fica com 27 pontos e não tem mais chances de se classificar às semifinais do Paulistão. O time do ABC concentra seus esforços na briga por uma vaga na disputa do Título do Interior. Na próxima quarta-feira, o Azulão encara o Grêmio-SP, em Presidente Prudente, também às 21h50.
O jogo - Logo em sua primeira jogada de ataque, o Peixe abriu o placar. Aos três minutos de jogo, Marquinhos bateu falta na entrada da área e Hugo cabeceou contra a própria meta. Após o gol, o Santos seguiu com postura ofensiva e dominou as principais ações da partida nos primeiros minutos.
Passado o baque pelo gol, o São Caetano melhorou em campo e também começou a articular jogadas ofensivas, sobretudo no espaço deixado pelo avanço de Léo na lateral esquerda do Peixe. O goleiro Felipe, no entanto, seguia sem ser exigido.
Já Luiz, arqueiro do São Caetano, teve que trabalhar mais. Aos 23 minutos, Robinho avançou livre pela direita e chutou com força, para boa defesa do goleiro do Azulão. No rebote, André acertou a trave. Cinco minutos mais tarde, o arqueiro voltou a aparecer bem em tentativa de Marquinhos de fora da área.
Quando o Santos jogava melhor e dominava a posse de bola, o São Caetano aproveitou sua única chance na primeira etapa para marcar. Pará tentou afastar o perigo na entrada da área, mas a bola rebateu no ataque do Azulão e sobrou para Hugo, sozinho, bater na saída de Felipe e empatar o confronto aos 39 minutos de jogo.
Na volta do intervalo, quem passou a dominar o jogo foi o São Caetano. O time do ABC quase conseguiu a virada logo aos cinco minutos, em de Wanderley, que acertou o travessão com um chute forte de dentro da área.
Com sete minutos de jogo, Neymar recebeu passe dentro da área e tocou para o fundo do gol, mas o assistente já assinalava impedimento.
O São Caetano voltou a assustar, sobretudo com chutes de longa distância de Fernandes e Wanderley. Mas quando o Azulão era melhor, o Santos conseguiu voltar à frente do placar. André fez cruzamento pelo lado direito e Neymar mergulhou para completar de cabeça a jogada, aos 22 minutos.
O Peixe aumentou sua vantagem com Robinho, aos 34 minutos. O craque do Peixe recebeu passe de Arouca no contra-ataque, ameaçou o chute, tirando o goleiro Luiz da jogada, e bateu para marcar o terceiro gol.
Com a vitória nas mãos, o Santos passou a segurar a bola no meio de campo e apostar em lançamentos em profundidade para Maikon Leite. A zaga no São Caetano, entretanto, soube se segurar até o apito final do árbitro Guilherme Cereta de Lima.
FICHA TÉCNICA
SÃO CAETANO 1 X 3 SANTOS
Local: Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul (SP)
Data: 4 de abril de 2010, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Guilherme Cereta de Lima
Assistentes: Márcio Luiz Augusto e Danilo Ricardo Simon Manis
Cartões Amarelos: Lucas, Marcelo Batatais e Jairo (São Caetano); Léo, Pará e Rodriguinho (Santos)
Cartão Vermelho Léo (Santos)
Gols: SANTOS - Marquinhos, aos três minutos do primeiro tempo; Neymar aos 22 minutos do segundo tempo e Robinho aos 34 minutos do segundo tempo
SÃO CAETANO - Hugo, aos 39 minutos do primeiro tempo
SÃO CAETANO: Luiz; Moradei, Anderson Marques, Marcelo Batatais e Romário; Jairo, Lucas, Fernandes e Everton Ribeiro (Luciano Mandi); Hugo (Eduardo) e Wanderley (Fábio)
Técnico: Roberto Fonseca
SANTOS: Felipe; Pará (Rodriguinho), Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Wesley e Marquinhos; Neymar (Maikon Leite), André e Robinho (Zezinho)
Técnico: Dorival Júnior