postado em 06/04/2010 12:32
Uma das principais novidades da Stock Car em 2010, o "push to pass" será alterado para a etapa deste domingo, a segunda do ano, em Curitiba. Os pilotos poderão recorrer ao sistema criado para facilitar as ultrapassagens por 12 vezes ao longo da prova, contra oito em Interlagos, enquanto o período de funcionamento será ampliado de 10 para 15 segundos. Além disso, o intervalo de utilização caiu de três para dois minutos e meio.
As equipes ainda não sabem precisar o verdadeiro aumento de potência proporcionado pelo "push to pass". A JL, empresa responsável pela manutenção dos motores V8 da Stock Car, fala em 30 cavalos, mas o engenheiro da Equipe Medley acredita que a estimativa é modesta. "Acho que 50 cavalos estariam mais próximos da realidade. Trinta cavalos era o ganho com o nitro no ano passado, e os resultados jamais foram satisfatórios", comparou Thiago Meneghel.
A medida agradou ao piloto Xandinho Negrão, que já havia manifestado sua satisfação com o recurso na abertura da temporada. "Vai ficar ainda mais legal, tanto para atacar quanto para se defender. Em Interlagos, mesmo largando no meio do pelotão, deu para sentir que o ganho de potência com o push to pass é considerável", afirmou.