Superesportes

Barcelona goleia o Arsenal com show de Messi

postado em 06/04/2010 17:54
Com atuação digna de alguém que carrega consigo o título de Melhor Jogador do Mundo, Lionel Messi liderou o Barcelona na conquista da vaga na semifinal da Copa dos Campeões. Nesta terça-feira, o jogador deu um espetáculo à parte no Camp Nou: marcou quatro vezes - três delas ainda no primeiro tempo - e garantiu a vitória por 4 x 1, de virada, sobre o Arsenal.

[SAIBAMAIS]Desta forma, o atual campeão da Champions vai enfrentar a Internazionale por vaga na decisão - mais cedo, o time italiano se classificou ao vencer o CSKA por 1 x 0, fora de casa. Para o Arsenal, é o fim da linha: ao contrário da partida de ida, quando foi buscar diferença de dois gols, o time não teve forças para reagir. O desfalque de Fabregas pesou mais do que a ausência de Ibrahimovic para o Barcelona.

De quebra, o time catalão ganha embalo para a decisiva partida que terá no próximo final de semana: no sábado, faz o clássico com o Real Madrid, no Santiago Bernabéu, pelo Campeonato Espanhol. Ambos os times têm 77 pontos ganhos, mas os merengues mantém a liderança da competição por levar vantagem nos critérios de desempate.

O jogo
A proposta do Arsenal para a partida fora de casa se mostrou clara desde os primeiros minutos: aguardaria os avanços do Barcelona para dar o bote e tentar surpreender em algum rápido contra-ataque. O anfitrião, por sua vez, se mostrou cauteloso e tocou a bola entre todos os seus atletas procurando espaços. As primeiras boas chances saíram dos pés de Lionel Messi, em raros momentos de liberdade, aos 4 e 11 minutos.

A estratégia proposta por Arsene Wenger deu resultado aos 18 minutos, quando o time aproveitou falha do instável Gabriel Milito, que substituiu o suspenso Puyol na zaga do Barça, para lançar mortal investida. Walcott carregou com rapidez e tocou para Bendtner na saída de Valdés. O goleiro ainda defendeu na primeira finalização, mas o atacante dos Gunners aproveitou o rebote para mandar para o fundo das redes.
Jogadores comemoram o segundo gol de Messi

Os torcedores ingleses só não contavam com vacilo semelhante da zaga do Arsenal no minuto seguinte. Messi recebeu na intermediária e tentou passe para Bojan. Silvestre fez o corte de maneira afobada e a bola voltou para os pés do argentino, que mesmo entre dois marcadores, bateu forte e acertou o ângulo esquerdo de Almunia, que nada pôde fazer para evitar o empate.

Nesta terça-feira, Messi não abusou de jogadas de efeito ou belos dribles. Com simplicidade, apareceu no momento certo e no lugar certo para garantir a virada catalã ainda no primeiro tempo. Aos 37 minutos, o jogador iniciou rápida troca de passes dentro da área do Arsenal que culminou com corte mal feito de Silvestre. No rebote, Pedro tocou para o argentino, que invadiu a pequena área em velocidade para tocar na saída de Almunia.

O terceiro gol mostrou a frieza e a categoria do matador. Keita tocou de cabeça no meio-campo e a bola sobrou para Messi, que avançou livre e em velocidade, invadiu a área e encobriu Almunia dando uma ;cavadinha; na bola, levando a torcida à loucura no Camp Nou. O primeiro tempo terminou com um Arsenal desorientado e excessivamente duro nas divididas e faltas, impressionado com o espetacular futebol apresentado pelo anfitrião e seu principal jogador.

O segundo tempo começou com o Barcelona disposto a administrar o resultado. A tática havia se mostrado ineficiente na primeira partida, quando deixou escapar vantagem por dois gols - o placar de 3 x 3 classificaria o time inglês pelos gols feitos fora de casa. A ausência de Fábregas, no entanto, pesou para o time de Wenger, e nem mesmo a entrada do brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva foi capaz de mudar o panorama.

Assim, foram poucas chances criadas, a maior parte delas pelo anfitrião. Em um dos mais belos lances do jogo, Messi recebeu pela direita da área, fez o corte em Vermaelen e tocou entre as pernas de Sagna antes de ser desarmado, aos 36 minutos. Pouco antes, o argentino havia surpreendido ao cobrar falta com rapidez e deixar Pedro na cara do gol. O jovem atacante tentou encobrir Almunia, mas não teve o cacoete do companheiro de elenco e tocou para fora.

O Arsenal chegou a acertar a trave aos 27 minutos, em cabeçada de Bendtner na qual o assistente anotou impedimento. No final do confronto, quando o time já ouvia as arquibancadas do Camp Nou gritar "Olé" diante da troca de passes dos jogadores do Barcelona, o time inglês foi humilhado de vez por Lionel Messi.

Aos 41 minutos, o argentino marcou seu quarto gol para fechar a goleada: recebeu na intermediária, deixou três jogadores para trás com dribles de corpo e toques leves e bateu rasteiro. Almunia defendeu, mas, no rebote, Messi colocou entre as pernas do arqueiro, completando seu show particular.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação