Superesportes

Bordeaux e Lyon decidem representante francês nas semis

postado em 07/04/2010 09:52
Os dois maiores times franceses dos últimos anos entram em campo nesta quarta-feira, a partir das 15h45 (de Brasília), para definir o único representante do país nas semifinais da Liga dos Campeões da Europa, feito que será alcançado depois de seis anos, quando o Monaco acabou sendo vice-campeão continental. Atual campeão nacional, o Bordeaux recebe o Lyon, que dominou a Ligue 1 entre 2002 e 2008, com apenas um objetivo: vencer o rival por dois gols de diferença, sem ser vazado dentro de casa.

Derrotado por 3 x 1 na partida de ida, o Bordeaux depende de um triunfo por 2 x 0 para avançar entre os quatro melhores da competição, confirmando a belíssima campanha realizada até então. Melhor time da primeira fase, em que somou 16 pontos, os girondinos perderam a invencibilidade justamente para o arquirrival, algoz do Real Madrid nas oitavas de final, que descartou atuar com o regulamento como base para a estratégia desta quarta-feira.

"Temos que esquecer o resultado do primeiro jogo. Embora o nosso time tenha uma vantagem de dois gols, temos que esquecê-la. Teremos que entrar em campo como se estivesse 0 x 0. Teremos que estar preparados mentalmente para o jogo. Até porque o Bordeaux vai pressionar bastante em busca do primeiro gol logo no início da partida", pregou o zagueiro brasileiro Cris.

Pela vitória e a boa vantagem adquirida no estádio Gerland, o Lyon apostará nos contra-ataques para se classificar. "Podemos tirar vantagem dessa postura ofensiva (do Bordeaux) porque temos jogadores muito rápidos no ataque", comentou o defensor brasileiro, ressaltando a qualidade dos companheiros ofensivos.

No entanto, para a partida fora de casa, o Lyon não poderá contar com duas peças importantíssimas, justamente no ataque. O argentino Lisandro López, autor de dois gols na ida, e o francês Sidney Gouvou, suspensos, não encaram o Bordeaux. O meio-campista camaronês Makoun e o lateral Clerc também não poderão ser escalados por Claude Puel.

Embora sua situação seja muito complicada no confronto, o Bordeaux mostra-se extremamente confiante em conseguir um lugar entre os quatro melhores times da Champions League. Para motivar seu grupo de jogadores, o técnico Laurent Blanc, campeão mundial pela França em 1998, apega-se à campanha excelente apresentada pelo time.

"Estou muito ansioso por este jogo e o tempo está demorando para passar. Estamos numa fase difícil e sendo criticados, e esta será a oportunidade de os jogadores apagarem a má imagem. Este é o desafio que sonhamos, e estamos muito conscientes da dificuldade que teremos", ressaltou o comandante do atual campeão da Ligue 1.

Sem o brasileiro Fernando Menegazzo, Blanc optou por uma formação mais ofensiva. Além de apostar no talento de Gourcuff, o Bordeaux dependerá da eficiência, principalmente nas bolas paradas, do volante brasileiro Wendell, campeão brasileiro em 2003 pelo Cruzeiro. Ansioso, o jogador elogiou o adversário e valorizou o ;espetáculo; desta quarta-feira.

"Será um grande jogo. Nós sabemos que não será fácil, pois temos que reverter a vantagem da primeira disputa, mas vamos lutar e nos empenhar até o final para buscar o resultado e a classificação", disse o jogador brasileiro.

FICHA TÉCNICA
BORDEAUX x LYON

Local: Stade Chaban-Delmas, em Bordeaux (França)
Data: 7 de abril de 2010, quarta-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Alberto Undiano Mallenco (Espanha)
Assistentes: Fermin Martinez Ibañez e Juan Carlos Yuste Jiménez (Espanha)

BORDEAUX: Carrasso; Chalmé, Sané, Ciani e Tremoulinas; Alou Diarra, Plasil, Wendell e Gourcuff; Gouffran e Chamakh
Técnico: Laurent Blanc

LYON: Lloris; Réveill;re, Cris, Boumsong e Cissokho; Toulalan, Kallstrom, César Delgado, Pjanic e Michel Bastos; Gomis
Técnico: Claude Puel

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação