postado em 07/04/2010 15:02
O KERS, sistema de reaproveitamento de energia que inovou a Formula 1 em 2009, poderá ser reutilizado na categoria em 2010, ao menos no que depender de Frank Williams, chefe da escuderia britânica. Para ele, o retorno do KERS teria um caráter sustentável para a F-1, além de proteger o circo de possíveis críticas de organizações a favor do meio ambiente e da imprensa.
As equipes realizaram um acordo para a não-utilização do sistema na temporada 2010, fazendo com que as equipes deixem de ganhar velocidade aproveitando a energia gasta durante a frenagem. No entanto, os chefes das equipes realizaram algumas reuniões durante o GP da Malásia, no último final de semana, e discutiram, dentre outras coisas, o possível retorno do KERS.
E com problemas no início da temporada com os carros de Rubens Barrichello e Nico Hulkenberg, Frank Williams se mostrou extremamente favorável à volta.
"Sempre acreditei que a F-1 precisa de um totem, para evitar algo que temos feito até agora, chamando a atenção dos membros da imprensa que não seguem a categoria de forma muito ativa", bradou Williams, que justificou o uso da incomum expressão.
"Usei a palavra totem, mas quero explicar o que quis dizer de uma maneira geral. É uma palavra errada porque KERS é um significativo sistema de controle de emissão de poluentes e pode reaproveitar a energia. É caro, difícil de construir e poderia dar um grande prejuízo, mas cedo ou tarde a F-1 iniciará alguma medida visando a sustentabilidade", revelou Frank.
Em 2009, a McLaren e a Ferrari utilizaram o sistema durante toda a temporada. BMW e Renault empregaram o KERS durante parte do período, mas desistiram nas corridas finais. Brawn GP (atual Mercedes), campeã, e Red Bull, revelação do ano, não utilizaram o sistema, mas foram os times mais rápidos.