postado em 08/04/2010 10:58
A classificação para a semifinal do Campeonato Paulista marca uma vitória pessoal para o técnico Ricardo Gomes. Depois de meses de trabalho à frente do clube, o treinador conseguiu comprovar que o São Paulo pode ser competitivo sem atuar no esquema 3-5-2, que ficou consagrado nos recentes títulos do Tricolor.
Para o comandante, que nem cogita mais escalar três zagueiros, o time atua de forma mais 'brasileira' no 4-4-2. "Se posso abrir mão de um zagueiro para colocar um homem no meio, nada mais brasileiro que isso. Temos o Junior Cesar mais adaptado à marcação e o Jean melhorando neste quesito também. Você precisa de uma série de coisas", afirmou o ex-zagueiro, enumerando os ajustes que precisou fazer.
Gomes encaixou a equipe com Miranda e Alex Silva na zaga, e Junior Cesar na lateral esquerda. O volante Jean segue improvisado na direita, mas deve voltar a ter a concorrência em breve de Cicinho, que ainda não se readaptou ao clube e se recupera de problema muscular.
Nesta reta final, o meio-campista que Gomes ganhou ao tirar um zagueiro é o rápido Marlos. "Acho muito mais importante a concepção de jogo do que o sistema. Temos uma equipe que toca e coloca a bola no chão. Estava faltando velocidade, mas agora nós temos", enalteceu o comandante.
Antes mesmo da classificação para a semifinal do Campeonato Paulista, o zagueiro Miranda, que estava acostumado ao 3-5-2, admitiu não ter mais problemas com a tática implantada por Gomes.
"Eu já me sinto bem adaptado. Não há dificuldade em jogar com dois ou três zagueiros. Independentemente do esquema, o importante é cada jogador cumprir sua função", finalizou.