postado em 08/04/2010 14:13
O Vasco deu sequência na manhã desta quinta-feira a sua preparação para o clássico do próximo domingo, contra o Flamengo, às 16 horas (de Brasília), no Maracanã, pelas semifinais da Taça Rio. O técnico Gaúcho comandou um trabalho tático, dando destaque a alguns fundamentos, principalmente a questão da pontaria.
Durante a atividade, os atletas treinaram finalizações e o meia Carlos Alberto participou normalmente de todo o treino, dando sinais de que está completamente recuperado das dores no pé direito que o afastaram dos últimos confrontos da equipe. Com o desempenho nesta quinta-feira, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), na Zona Norte do Rio de Janeiro, o capitão vascaíno garantiu presença na lista de relacionados para o duelo contra os flamenguistas. Resta saber se ele vai começar no banco de reservas ou se já entre os titulares, sendo a primeira hipótese a mais provável.
"Sei que neste momento é muito difícil conseguir jogar durante os 90 minutos e não quero atrapalhar o grupo. Muito pelo contrário. O meu desejo será sempre o de ajudar, sem nenhum tipo de vaidade. Não sei se aguento 20, 30 ou 45 minutos", declarou Carlos Alberto.
O jogador disse estar recuperado totalmente das dores. "É muito bom poder estar sem dor. Venho conseguindo, nesses últimos treinos, recuperar o tempo de bola, pegar a velocidade de jogo e me habituar novamente aos gramados", acrescentou o meio-campista.
O técnico Gaúcho não quis se antecipar sobre a escalação de Carlos Alberto, mas, ao que tudo indica, deverá mesmo seguir a orientação do próprio atleta e deixá-lo no banco de reservas.
"Vou conversar com o Carlos Alberto, que é um jogador inteligente e experiente e vai saber o que é o melhor a ser feito. Só ele pode dizer as condições que tem", comentou o treinador cruzmaltino.
Se a presença de Carlos Alberto no banco de reservas é praticamente certa, a escalação da equipe ainda é um segredo. O Vasco espera conseguir no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) a liberação do volante Rafael Carioca, que cumpre quatro jogos de suspensão, e espera uma posição da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) para saber se pode escalar o lateral esquerdo Ramon, contratado junto ao Internacional, mas que ainda não estreou.
O zagueiro Titi e o lateral direito Élder Granja, que cumpriram suspensão na vitória de 4 x 3 sobre o Duque de Caxias, ficam á disposição, mas apenas o primeiro tem retorno assegurado. Isso porque Fagner agradou na lateral esquerda e pode ser mantido entre os titulares. O zagueiro Gian, que recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Duque de Caxias, e o volante Nilton, expulso no mesmo jogo, ficam fora. Nesta sexta-feira, o elenco volta a treinar e Gaúcho deverá comandar um coletivo, já esboçando a sua escalação preferida.
Fora de campo, a diretoria está buscando recursos para quitar, até esta sexta-feira, um dos dois meses de salário do elenco, que está em atraso.