postado em 11/04/2010 19:52
O Santos venceu o São Paulo por 3 a 2, neste domingo, no Morumbi. Mas o técnico Dorival Júnior acredita que a história poderia ter sido diferente e, por isso, elogiou o Tricolor, que teve uma grande reação, conseguindo empatar mesmo saindo com uma desvantagem de 2 a 0 e um atleta a menos.
[SAIBAMAIS]O treinador santista reconheceu os méritos do rival, destacando que o São Paulo encurralou o Peixe no seu campo de defesa, empatando o jogo e criando oportunidades até para virar o placar. "Isso é verdade. E este é um fato que é difícil para a gente explicar. O mais plausível a se falar é que o São Paulo fez uma bela partida. Não podemos tirar o mérito deles, pois eles foram muito valentes. Ao invés de um a menos parecia que eles tinham um a mais. Eles aproveitaram os espaços, se soltaram e foram para cima, invertendo o processo do clássico", analisou.
Dorival elogiou ainda mais a postura do Tricolor, declarando até mesmo que os são paulinos mereciam ter tido uma melhor sorte no resultado final do clássico. "Com certeza (poderiam ter alcançado um placar melhor). Não tenho dúvidas disso. Eles fizeram dois gols e, em determinados momentos, mereceram o terceiro", revelou.
Indagado sobre a razão pela qual o São Paulo reagiu e quase surpreendeu os santistas, mesmo com um a menos, o comandante alvinegro mais uma vez apontou a qualidade do oponente como o fator que equilibrou as ações no segundo tempo. Entretanto, Dorival Júnior pontuou que o seu time poderia ter dado menos espaço para que o Tricolor trabalhasse a bola e ameaçasse o gol de Felipe.
"Acredito que tudo o que aconteceu (na etapa complementar) foi mais em razão da volúpia e qualidade do São Paulo do que por erros nossos. Até porque, esta foi a primeira partida em que eu vi o Santos ser envolvido, por merecimento da equipe adversária. Só que, realmente, não podemos dar espaço a um rival desse nível. Este é um erro que certamente será reparado. O Santos não pode errar de tal maneira diante de um oponente tão qualificado como o São Paulo.Isso fez com que eles crescessem dentro de campo", concluiu.
Gomes concorda: O técnico Ricardo Gomes fez coro com a análise do treinador adversário. "O Dorival enxerga bem o jogo e não poderia ser diferente, pois é muito competente. Sem dúvidas o empate seria o resultado mais justo", reforçou.
O comandante tricolor emendou, no entanto, que se a igualdade no placar permanecesse até o fim, a vantagem 'psicológica' para o duelo da volta seria de seu time. "Se terminasse 2 a 2 ficaríamos em vantagem psicológica. É o futebol. Voltamos para a decisão e temos mais 90 minutos para reverter", concluiu.