Superesportes

Universo pode enfrentar perigoso armador americano

Liderado pelo armador Larry, Bauru está a um passo de garatir vaga como adversário do time de Brasília nas quartas de final do NBB

postado em 12/04/2010 08:58
O Universo assiste de camarote à definição do adversário para a disputa das quartas de final da temporada 2009/10 do Novo Basquete Brasil (NBB). As equipes paulistas Bauru e Assis disputam a vaga na próxima fase do torneio. A primeira leva grande vantagem na série melhor de cinco partidas e já venceu dois jogos. Se obtiver mais um triunfo, em embate marcado para hoje, às 20h, o time oitavo colocado na fase de classificação, com 12 vitórias em 26 confrontos, conquistará a vaga para enfrentar o rival de Brasília.

O Bauru é liderado em quadra por um certo armador norte-americano de 1,85m de altura. No jogo de ontem contra o Assis, por exemplo, o jogador teve atuação inspirada e anotou 28 pontos na vitória da equipe por 90 a 68. Foi o cestinha da partida. O time do técnico Guerrinha contou ainda com o destaque do ala Fernando Fischer, que marcou 19. Além deles, ajudaram também os alas/pivôs Renato e Ricardo. Ricardo fez um duplo-duplo, com 12 pontos e 10 rebotes, enquanto Renato acertou 11 pontos e conquistou nove rebotes.

Na primeira partida da série, em 8 de abril, o Bauru venceu na casa do rival por 70 a 77. Novamente, Larry se destacou marcando 20 pontos. Naquela oportunidade, além do armador norte-americano, o time visitante contou com as boas exibições do pivô Jeff, com 13 pontos e oito rebotes, e do ala Fernando Fischer, com 14.

Apesar das recentes boas exibições dos comandados, o técnico Guerrinha adota um discurso moderado. ;Fizemos 2 a 0, mas não tem nada ganho. O time vem jogando bem a série, mas eu queria ter aproveitado melhor o revezamento, que não entrou bem. Não tiro o mérito da vitória, do brilho das atuações individuais, principalmente do Larry. Para fecharmos a série, precisamos aproveitar as coisas boas e ter mais atenção. Tenho certeza que Assis virá para o terceiro jogo muito mais aguerrido;, comentou.


Quatro classificados
Universo, Flamengo, Franca e Minas, nesta ordem, os quatro melhores ao fim da primeira fase, já estão classificados para as quartas de final e disputam o Torneio Interligas enquanto aguardam a definição dos próximos adversários no NBB.


Trajetória de campeão
Jorge Guerra, o Guerrinha, foi um dos principais atletas do Brasil no basquete. Era o armador titular da Seleção Brasileira campeã dos Jogos Pan-Americanos de 1987. Na oportunidade, o Brasil se tornou a primeira equipe a derrotar os Estados Unidos em território norte-americano. Em Franca, onde jogou por 25 anos, sagrou-se tetracampeão nacional. Pela Seleção, que defendeu por 15 anos, o ex-armador é tricampeão sul-americano, participou de duas Olimpíadas (Seul/86 e Barcelona/92) e três Mundiais.


Quem é ele
Nome: Larry James Taylor Jr.
Nascimento: 3/10/1980
Local: Chicago (EUA)
Altura: 1,85m
Posição: Armador/Ala
Número: 8


Oitavas de final

Jogo 1
Vila Velha 64 x 68 Joinville
Paulistano 93 x 101 Pinheiros
Palmeiras 82 x 78 São José
Assis 70 x 77 Bauru

Jogo 2
Joinville 93 x 74 Vila Velha
São José 88 x 74 Palmeiras
Bauru 90 x Assis 68

Hoje
Pinheiros x Paulistano

Jogo 3
Joinville* 71 x 60 Vila Velha

Hoje
São José x Palmeiras
Bauru x Assis

Amanhã
Pinheiros x Paulistano

* O Joinville está classificado e enfrentará o Minas nas quartas de final


Análise da notícia

Seria uma surpresa
Comparado com o Universo, que terminou a primeira fase na liderança da competição (21 vitórias em 26 jogos), o Bauru é apenas um time mediano. Na primeira fase da competição, as equipes se enfretaram duas vezes, com vitórias brasilienses. No primeiro confronto, no interior paulista, um placar apertado, com apenas seis pontos de vantagem (75 x 81). Já no segundo, no Ginásio da Asceb, ocorreu uma lavada (100 x 76). De qualquer forma, em uma fase mata-mata, é melhor entrar em quadra especialmente precavido. A equipe do interior paulista tem, além de Larry, alguns outros bons jogadores, além de um técnico experiente. Se o Universo vacilar, uma surpresa desagradável para a torcida brasiliense pode acontecer.


Estatísticas e curiosidades

Confira alguns dos melhores números de Larry no NBB:
; Pontos ; 469 ; 7; colocado
; Assistências ; 154 ; 3; colocado
; Bolas roubadas ; 53 ; 4; melhor

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação