postado em 15/04/2010 09:05
Confirmada como sede para a Copa do Mundo do Brasil, a cidade de Cuiabá quer se tornar um modelo a ser seguido. Projeto desenvolvido pelo Grupo Stadia, o estádio Novo Verdão investe em conceitos de construção sustentáveis para a Copa 2014.
O palco que será utilizado na cidade de Cuiabá terá um mecanismo de reaproveitamento de água que permitirá reduzir o consumo em até 30%. O sistema consistirá na capitação tanto da água pluvial, quanto daquela gerada pelo consumo doméstico.
A água da chuva percorrerá pela cobertura do estádio e, após tratamento, seguirá para ser reutilizada em banheiros, na irrigação do gramado, nos sistemas de ar-condicionado e hidrantes. Danilo Carvalho, arquiteto responsável pela concepção do projeto, destacou a importância da linha que pretende seguir.
"Não é possível, hoje, pensar em grandes obras sem pensar em sustentabilidade. Em um estádio de futebol o consumo de água, por exemplo, é muito grande durante a operação. Temos que lançar mão de todos os artifícios que nos possibilitem otimizar e reaproveitar o que for utilizado", afirmou.