postado em 15/04/2010 20:27
A Ferrari pretende testar sua versão do duto elaborado pela McLaren durante os treinos livres para o Grande Prêmio da China, programados para sexta-feira. A inovação deve ser experimentada apenas no carro do espanhol Fernando Alonso, companheiro do brasileiro Felipe Massa. A informação é do site Autosport.
Nas primeiras provas do campeonato, o sistema da McLaren tem proporcionado uma significativa vantagem aos britânicos Jenson Button e Lewis Hamilton na velocidade final em reta. Até o momento, apenas a Sauber conseguiu copiar o artifício de maneira bem sucedida.
A inovação da McLaren consiste em um duto que atravessa a cabine e, quando tampado pelo piloto, diminui a resistência do aerofólio traseiro, já que o ar não chega. Desta forma, os competidores acionam o mecanismo nas retas para potencializar o ganho de velocidade.
A Ferrari ainda não explicou exatamente como o sistema será incorporado ao carro e tampouco confirmou sua utilização na prova deste domingo. Atual líder do campeonato, Felipe Massa manifesta preocupação quanto à vantagem das McLaren na pista de Xangai.
"A reta extremamente longa terminando em uma curva apertada significa que há uma real possibilidade de ultrapassagem. A McLaren tem uma velocidade máxima muito alta. Em caso de disputa com eles, temos que ter cuidado e estar prontos para defender a posição", afirmou o brasileiro.
Fernando Alonso, por sua vez, classifica o equipamento como uma "vantagem", mas garante que desenvolver um similar não é a prioridade da Ferrari. "É uma das maiores retas do campeonato e sabemos como a McLaren é eficiente nas retas. Mas não estou particularmente preocupado com esse sistema", encerrou.
De acordo com o site Autosport, outras equipes também estão perto de iniciar os testes de equipamentos similares ao da McLaren. A Williams, do brasileiro Rubens Barrichello, poderia seguir a Ferrar e experimentar a inovação em Xangai. Assim como a Mercedes, do alemão Michael Schumacher.