Superesportes

Fabiana é a maior pontuadora da fase final da Superliga Feminina de Vôlei

postado em 17/04/2010 14:43
Além do retrospecto favorável nas últimas quatro finais da Superliga Feminina de vôlei, a Unilever (RJ) contará com a força da meio-de-rede Fabiana. Dentre as atletas que estarão em quadra na decisão da edição 2009/2010 neste domingo (18), a partir das 09h45 no ginásio do Ibirapuera, a central do time carioca é a jogadora que mais pontos marcou durante os cinco duelos decisivos entre os dois times, com 81 pontos acumulados.

Tetracampeã da Superliga com o time carioca, Fabiana marcou 15 pontos na decisão da temporada 2004/2005. Na Superliga seguinte, acumulou 13 acertos na final. O recorde pessoal foi na Superliga 2006/2007, com 21 pontos. Na partida decisiva na edição 2007/2008, a central assinalou 13 pontos e, na última final, 19. Uma média de 16 pontos por jogo decisivo.

O retrospecto mostra a regularidade da campeã olímpica. Fabiana conta qual é o segredo desta eficiência. "É bom ter esse destaque porque mostra a minha regularidade. Como eu não fico o tempo inteiro na quadra e só entro na rede, o tempo que estou por lá tento fazer o maior número de pontos possíveis", destacou a campeã olímpica em Pequim/2008.

Apesar de a final ser entre as mesmas equipes que decidiram as últimas cinco Superligas, Fabiana conta que cada jogo decisivo tem sua história. "Toda final é diferente. Esta, por exemplo, será a primeira em São Paulo. Antes, sempre decidimos no Rio. Não tem essa de ser sempre a mesma coisa. A ansiedade é maior a cada ano", destaca a central, natural de Belo Horizonte.

Para Fabiana, nesta temporada, o Sollys/Osasco está mais forte. "A equipe de Osasco cresceu no momento certo desta Superliga. Os dois times se conhecem muito bem. Por isso, não tem muito o que fazer na questão técnica. O que fará a diferença será o coração. A equipe que errar menos e jogar com mais vontade e garra vai ser a campeã", afirmou Fabiana.

Regiane é o outro curinga da Unilever

O time carioca também tem outro destaque nas finais contra o Sollys/Osasco. A ponteira Regiane é a jogadora com a melhor média de pontos marcados durante as decisões da Superliga. A atacante acumulou 57 pontos nas três finais que jogou efetivamente, uma média de 19 acertos. Junto com a oposto Natália, do Sollys/Osasco, é a atleta com a maior média de pontos entre as que estarão em quadra neste domingo.

Na decisão da temporada 2006/2007, no ginásio Caio Martins, Regiane foi a estrela da partida, e marcou 30 pontos, até então a maior pontuadora de uma final entre as duas equipes. Mas, na última disputa, no ginásio do Maracanãzinho, apesar da derrota, a oposto Natália, do então Finasa/Osasco, teve 31 acertos.

Marca dos 1.000 pontos será ultrapassada

Nas últimas cinco finais, Unilever e Sollys/Osasco já somaram 892 pontos. O time carioca marcou 467 pontos, enquanto o grupo paulista tem 425 acertos. Neste domingo, as equipes ultrapassarão a marca dos 1.000 acertos.

Ao todo, são 38 acertos de saque - 22 do time carioca e 16 do paulista -, 128 de bloqueio - 66 de Unilever e 62 do Sollys/Osasco - e 530 de saque - 284 das atuais campeãs contra 246 da equipe de Osasco.

Casa cheia

Os ingressos para a decisão estão esgotados desde a última quinta-feira (15). O ginásio do Ibirapuera, com capacidade para 10.808 torcedores, estará lotado e, pela primeira vez, será palco de uma decisão da Superliga.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação