postado em 18/04/2010 09:33
O lobo é um animal selvagem e traiçoeiro. É capaz de percorrer grandes distâncias para pegar suas presas através de suas garras afiadas. Esse é o Pelotas, popularmente conhecido como Lobão, adversário do Internacional na final do segundo turno do Campeonato Gaúcho, neste domingo. Mesmo que os colorados tenham a segurança de atuar no Beira-Rio, a partir das 16 horas (de Brasília), o adversário já mostrou o poder de surpreender longe de casa. Quem avançar enfrenta o Grêmio na verdadeira final do Gauchão.Para onde o Inter olhe verá que estará envolto a jogos decisivos. São tempos em que não se pode perder. Serão dias de desgaste físico e mental. O primeiro tipo de cansaço, aparentemente, é de mais fácil superação. Para isso, um time misto deverá ser colocado em campo no fim de semana, deixando descansados alguns jogadores para a partida contra o Deportivo Quito, pela Libertadores, quinta-feira. "Temos que priorizar o nosso objetivo, que é a Libertadores", afirmou o centroavante Alecsandro sem esconder a sua opinião sobre qual confronto tem mais peso.
A batalha mental a ser travada é tão complicada quanto conquistar os resultados em campo. Será preciso para aqueles que estarão nos dois jogos não pensar na quinta-feira antes do domingo.
A situação é semelhante a do primeiro turno, porém, desta vez, o espaçamento entre um confronto e outro é maior. Em fevereiro, o Inter decidiu uma vaga à final da primeira parte do Gauchão contra o Novo Hamburgo e dois dias depois enfrentou o Emelec. A decisão foi de escalar reservas no Estadual, time insuficiente para ter chegado à decisão.
Após amargurar cinco anos na Segunda Divisão Gaúcha, o Pelotas investiu bastante para marcar o seu retorno à elite do futebol gaúcho. Conseguiu. Com um time experiente um técnico bastante rodado, o Lobão mostrou consistência e sonha com uma final. Mantém a esperança dos cerca de 2 mil torcedores que deverão ir ao Beira-Rio de tentar repetir o feito de ser campeão regional como em 1930.
Se o melhor futebol dos times do interior foi apresentado pelo Novo Hamburgo, o Lobão foi o que mais surpreendeu no segundo turno. O que mais faz o técnico Beto Almeida acreditar na possibilidade de bater o Inter em casa é ter conseguido superar o Grêmio no Olímpico, quando o Tricolor tinha 51 jogos de invencibilidade e uma série de 15 vitórias seguidas.
"Nós jogadores sabemos que podemos ir um pouquinho mais. Vamos procurar fazer um bom trabalho diante do Inter. Quem sabe podemos surpreender de novo", comentou o meia Maicon Sapucaia.
Beto Almeida terá os desfalques do atacante Tiago Duarte e do volante Jardel, ambos expulsos diante do São José. Na frente Sandro Sottili deverá iniciar a partida. No meio-campo, a vaga será preenchida por Jucemar.
Com desfalques ou não, o Pelotas quer surpreender e suas garras são conhecidas, pois o Lobão é áureo-cerúleo, não tendo nada de pele de cordeiro.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL x PELOTAS
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 18 de abril de 2010, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Carlos Simon
Assistentes: José Eduardo Calza e Vilmar Burini
INTERNACIONAL: Abbondanzieri; Nei, Sorondo, Bolívar e Kleber; Sandro, Glaydson, Andrezinho e Giuliano; Walter e Alecsandro
Técnico: Jorge Fossati
PELOTAS: Jonatas; Jonas, Bruno Salvador e Jonathas Costa; Maurinho, Gavião, Jucemar, Maicon Sapucaia e Pedro (Dick); Alex Dias e Sandro Sottili
Técnico: Beto Almeida