postado em 18/04/2010 09:37
Botafogo e Flamengo decidem neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro, o título da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. A rivalidade toma conta do clássico, que vem sendo a atrações de praticamente todas as decisões do estado nos últimos anos. Neste domingo o Rubro-Negro tenta evitar que o Alvinegro feche logo a competição. Isso porque, por terem conquistado a Taça Guanabara, primeiro turno, os botafoguenses se sagrarão campeões estaduais sem a necessidade de uma decisão caso ganhem também a Taça Rio.A situação é semelhante com a do ano passado, quando o Flamengo acabou evitando a conquista alvinegra justamente ao derrotar o Botafogo na decisão da Taça Rio. Por sinal, o Glorioso vem amargando um jejum em finais contra o rival. Perdeu os últimos três estaduais e não ganha do Flamengo em uma decisão há 21 anos, justamente quando quebrou uma escrita de 21 anos sem conquistas.
Adriano chamou a responsabilidade para si
Mas se o Flamengo tem levado a melhor nos últimos anos, o Botafogo tem a vantagem na atual temporada. Com um triunfo por 2 a 1 eliminou o rival nas semifinais da Taça Guanabara. Já na fase de classificação da Taça Rio, o Rubro-Negro só conseguiu arrancar o empate por 2 a 2 graças a um gol de Adriano, já nos acréscimos do segundo tempo. O histórico entre os times, porém, é deixado de lado pelos treinadores das duas equipes.
"Não estamos pensando no que já aconteceu. O nosso pensamento é no que pode acontecer. Os profissionais que hoje estão no Botafogo são vitoriosos e já disputaram várias finais, ganhando e perdendo. Isso faz parte do jogo. O que posso dizer é que cheguei ao Botafogo para ser campeão", disse Joel Santana, técnico do Botafogo.
Pelo lado do Flamengo, o técnico Andrade não vê nenhuma vantagem para a sua equipe por conta do que aconteceu nas últimas temporadas.
"Acredito que isso não vai pesar em nada. Até porque, muitos jogadores do atual elenco do Botafogo não estavam naquelas decisões e isso vale para parte do grupo do Flamengo. Quando a bola começar a rolar ninguém vai ficar pensando nos últimos anos", afirmou Andrade.
Os jogadores do Botafogo também não admitem falar do passado, nem mesmo quando este é favorável, como aconteceu nas semifinais da Taça Rio.
Loco Abreu espera dificuldades no clássico
"Cada jogo tem a sua história, portanto, não teremos uma repetição do que aconteceu nas semifinais da Taça Guanabara. Vamos ter ainda mais dificuldades, pois é a última chance de o Flamengo evitar o título do Botafogo e forçar a realização das duas partidas da decisão", afirmou o atacante uruguaio Loco Abreu.
Se não pensam nos últimos anos, os jogadores do Flamengo com certeza não se esquecem do que aconteceu recentemente, como a derrota de 2 a 0 para a Universidad Católica, que complicou a situação do time na Copa Libertadores. A maneira apática como o Rubro-Negro atuou na última quarta-feira serve de alerta na Gávea.
"Não podemos repetir a nossa atuação da última quarta-feira. Até porque esse jogo é decisivo e temos que ganhar para forçar a final. O Botafogo conta com um bom time e por isso a nossa determinação precisa estar em alta, senão seremos superados mais uma vez", disse Bruno.
Para este compromisso os dois treinadores estão fazendo mistério na escalação. Joel Santana, porém, vai modificar o time que derrotou o Fluminense por 3 a 2 no sábado passado. O lateral esquerdo Marcelo Cordeiro volta ao time, deixando o volante Somália, que estava improvisado no setor, como opção no banco de reservas. Outro barrado é o volante Sandro Silva. Com isso, Túlio Souza será recuado e Renato Cajá ganhará oportunidade na criação.
Pelo lado do Flamengo, Andrade terá o reforço do atacante Adriano, que não participou dos últimos jogos por conta de dores lombares. O meia Michael, recuperado de dores na coxa direita, é outro que reaparece na equipe. O zagueiro Álvaro, com um estiramento na panturrilha direita, foi vetado pelo departamento médico. David e Fabrício disputam sua vaga. Na lateral esquerda Rodrigo Alvim assume o posto de Juan, suspenso por ter sido expulso na vitória por 2 a 1 sobre o Vasco.
AMERICA X MACAÉ: Um pouco mais cedo, às 13h30 (de Brasília), na preliminar da decisão da Taça Rio, América e Macaé se enfrentam na final do Troféu João Ellis Filho, prêmio de consolação para as equipes que não conseguiram se classificar para as semifinais do segundo turno. Os americanos passaram na etapa anterior pelo Boavista, com um triunfo por 3 a 1, enquanto os macaenses fizeram 1 a 0 no Bangu.