postado em 21/04/2010 20:59
Uma das iniciativas tomadas para a temporada 2010 da Fórmula 1 foi a criação do cargo de comissários esportivos das corridas. Eles, majoritariamente pilotos ou ex-pilotos, são convidados para auxiliar nas decisões de lances polêmicos durante os GP´s. Ao contrário de outras pessoas vinculadas à categoria, o piloto da McLaren Lewis Hamilton elogiou o trabalho realizado até agora.
Conhecido por manobras perigosas nas ultrapassagens, Hamilton relatou que muito do sucesso do campeonato até agora é da responsabilidade dos comissários - que desencadearam algumas manifestações de protesto por parte de algumas escuderias nas corridas passadas.
"Estão fazendo um trabalho fantástico e vêm contribuindo para que a competição seja tão grande como está no momento. Creio que este ano tudo está sendo muito mais justo e, sem dúvida, mais coerente", analisou o atual quarto colocado do Mundial de pilotos, com 49 pontos, em um evento de patrocinadores na África do Sul.
No primeiro Grande Prêmio do ano, em Bahrein, a função foi exercida por Alain Prost. Na Austrália por Tom Kristensen, na Malásia por Jhonny Hebert e no GP da China, o escolhido foi o austríaco Alexander Wurz. Segundo o presidente da FIA Jean Todt, além de ajudar na análise, o intento da presença de antigos pilotos dá maior credibilidade à categoria.