Superesportes

Universo busca segunda vitória nos playoffs

Agora diante da torcida, brasilienses recebem o Bauru de Larry Taylor, hoje, às 19h, para tentar abrir 2 x 0 na série melhor de cinco pelas quartas de final do Novo Basquete Brasil

postado em 23/04/2010 09:00
A vitória do Universo sobre o Bauru, na última terça-feira, por 102 x 96, no interior paulista, foi apenas o primeiro passo dos brasilienses nos playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB). Hoje, a equipe tem o segundo compromisso pelas quartas de final da competição, contra o mesmo Bauru, pela série melhor de cinco que define um dos semifinalistas. Donos da melhor campanha da fase de classificação, os brasilienses entram como francos favoritos mais uma vez, ainda mais agora, jogando diante da torcida, que costuma lotar o Ginásio da Asceb.

Na equipe, que fez o único treinamento depois da viagem de volta para casa, o sentimento é de respeito ao adversário. Principalmente depois do primeiro jogo, em que os paulistas não venderam barato a derrota e lutaram até o fim. E o grande responsável, como previsto, foi o armador norte-americano Larry Taylor, cestinha do jogo com incríveis 36 pontos. Ele impulsionou a reação do Bauru no último quarto e será novamente a principal arma da equipe contra o Universo.

Os jogadores e o técnico do time do Distrito Federal, no entanto, trataram de ressaltar que o basquete é um esporte coletivo e que o armador rival não vai levar o Bauru sozinho à vitória. ;Ele é um bom jogador, e sempre vai pontuar bastante, independentemente de marcamos melhor ou pior. O Bauru depende muito do Larry. Se ele não tiver uma atuação destacada, provavelmente complica a vida deles, mas eu não me importo. Ele pode se destacar sempre, desde que eles não vençam a partida;, afirmou o técnico Lula Ferreira, destacando a força do elenco do Universo, já que vários jogadores se destacam e são protagonistas dos jogos.

Principal defensor da equipe de Brasília, o capitão Alex (1) destacou a dificuldade de marcar o adversário, mas atentou para o fato de que o Universo conseguiu anular os outros jogadores do Bauru, o que para ele foi fundamental para a vitória. ;É difícil pará-lo, é muito habilidoso, dificulta o trabalho da defesa. Mas mesmo ele marcando 30, 40 pontos, o time não vai vencer. O objetivo é não deixar os outros pontuarem, e isso foi fundamental para a vitória;, analisou o ala, grande destaque do primeiro jogo.

Ataque

Já o armador Valtinho destaca que, além de defender, é preciso partir para cima de Larry no outro lado da quadra para fazê-lo trabalhar também na defesa. ;Quem ele estiver marcando, tem que forçar um pouco mais, correr, para que ele canse. É difícil um cara jogar 40 minutos na intensidade que ele está jogando;, ensinou.

1 - Cara de campeão?
Presente no título brasileiro de 2007 do Universo, o ala e capitão Alex afirmou que o grupo tem o que precisa para ser campeão. ;Ano passado já estava com cara de campeão, mas perdemos a final nos últimos 20 segundos da partida (contra o Flamengo). Esse ano estou sentindo o grupo com uma postura melhor tanto na defesa como no ataque. Isso me alegra bastante, sempre sentia isso nas equipes que joguei quando fui campeão;, avisou.


ESTATÍSTICAS E CURIOSIDADES
; O ala-pivô Guilherme foi o maior pontuador do Universo no primeiro jogo, com 26 pontos
; Além dele, outros dois jogadores ultrapassaram a barreira dos 20 pontos: Estevam (21) e Alex (22)
; Pelo Bauru, apenas um jogador, além de Larry, chegou aos dígitos duplos. Foi o pivô Jeff, que anotou 21 pontos
; Principal jogador do Bauru, Larry ficou em quadras por 39 minutos e 31 segundos, tendo apenas 29 segundos de descanso
; Pelo Universo, Guilherme foi quem mais ficou em quadra, com 39 minutos e 17 segundos


SAIBA MAIS
Amanhã, às 21h30, acontece a terceira partida da série entre Universo e Bauru. O jogo pode ser o último da série, caso o Universo vença o jogo de hoje e volte a superar o adversário amanhã. Se avançar, o time do DF aguarda a definição da série entre Minas e Joinville para conhecer seu adversário na semifinal do NBB. Caso perca hoje ou amanhã, o Universo terá que voltar a Bauru no próximo dia 26. E se houver necessidade de uma quinta partida, as duas equipes jogam em Brasília, em 30 de abril.


OLHO NELE
Em pouco mais de 27 minutos em quadra, o pivô Jeff foi o único destaque do Bauru depois de Larry. O gigante terminou com 21 pontos, oito rebotes, duas roubadas de bola e um toco. O jogador teve atuação destacada dentro do garrafão, principalmente no ataque, onde conseguiu nada menos do que cinco rebotes ofensivos. Os brasilienses devem ficar de olho no atleta para evitar segundas chances de ataque para os rivais.

Programe-se
Quartas de final do NBB
Universo x Bauru
Quando: hoje
Local: Ginásio da Asceb
Horário: 19h
Os ingressos custam R$ 20 (R$ 10 a meia) e podem ser adquiridos nas bilheterias do ginásio, a partir das 17h

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação