Superesportes

Trabalhadores do Metrô representam Brasília na prova de revezamento dos Jogos do Sesi

Além deles, outros 46 competidores defendem a capital federal no torneio de Bento Gonçalves (RS)

postado em 23/04/2010 09:09
Enquanto Magdiel Pereira trabalha na linha operacional, em contato direto com outros funcionários e clientes ; conhecido como o cartão de visitas do Metrô de Brasília ;, Pedro Alves garante a segurança dos passageiros nos terminais. Em uma instalação perto dali, Willian Veloso supervisiona os serviços técnicos, enquanto Hebert Gonçalves monitora os equipamentos de sinalização do transporte público. Durante as oito horas diárias de trabalho, as funções deles são diferentes, porém complementares. Mas é fora dali, nas raias de uma piscina, que eles trabalham de forma uniforme, com o mesmo objetivo e sem diferenças sociais ou hierárquicas. De funcionários, eles passam a atletas e formam a equipe de natação de Brasília nos Jogos Nacionais do Sesi, de 21 a 24 de abril, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

O quarteto já está na cidade gaúcha onde disputa o revezamento 4x50m livres, amanhã. Longe das obrigações diárias, eles trocam de papel e buscam notoriedade nas águas paradas. No lugar dos uniformes utilizados no trabalho, os aparatos indispensáveis no esporte roubam a cena, como sunga, touca e óculos. O serviço intelectual e formal perde espaço para o trabalho de força, com braçadas precisas e pernadas potentes.

Dedicação
Mas para conseguir a forma física de atleta não é fácil. Afinal, ser atleta, trabalhador e cumprir compromissos pessoais requer tempo, dedicação e, claro, treino. Pedro é exemplo disso. O atleta acorda todos os dias às 5h e vai dormir quase à 1h da manhã. Resultado: uma rotina turbulenta e com pouco descanso. ;É cansativo conciliar tudo. É uma jornada complicada. Mas vale a pena. É qualidade de vida que a gente ganha com o esporte;, defendeu o atleta. ;É um sacrifício que compensa. A gente fica mais disposto, principalmente para quem trabalha diariamente com o público;, completou Magdiel.

Apesar da responsabilidade de representar a cidade em um torneio nacional, a equipe sabe que subir ao pódio não será uma missão fácil. Afinal, cada atleta treinou onde e quando pôde, além de não terem conseguido se reunir muitas vezes para simular o revezamento. ;A expectativa é ganhar pelo menos uma medalha (1). Mas sabemos que não será fácil;, afirmou Willian.

Na água, a regra é concentração e esforço máximo. A estratégia para uma boa performance ainda não havia sido definida, mas uma das opções era definir por tempos a ordem do revezamento. ;Ainda vamos tirar o tempo, mas o mais rápido deve fechar;, explicou Willian, dias antes de embarcar para a competição.


1 - Desbravando o mundo
Os vencedores de cada modalidade dos Jogos Nacionais garantem vaga na disputa internacional, nos Jogos Mundiais da Confederação Internacional Esportiva do Trabalho (CSIT), que acontece em julho, em Tallinn, na Estônia.


ESTATÍSTICAS E CURIOSIDADES
Magdiel nasceu em 30 de junho de 1984, um ano antes do medalhista olímpico Michael Phelps. Coincidência ou não, gaba-se do fato e acredita que a data lhe trará sorte na água. ;Eu não gosto de numerologia, mas nasci no mesmo dia que ele (Phelps). Vai que tem alguma coisa a ver;, arriscou.

Quem são eles

Nome: Magdiel Nunes Pereira(1;)
Altura: 1,85m
Peso: 77kg
Nascimento: 30/6/1984, em Brasília

Nome: Willian Veloso(2;)
Altura: 1,65m
Peso: 65kg
Nascimento: 18/4/1970, em Brasília

Nome: Pedro Alves(3;)
Altura: 1,70m
Peso: 70kg
Nascimento: 28/10/1985, em Brasília

Nome: Hebert Gonçalves Leão(4;)
Altura: 1,81m
Peso: 87kg
Nascimento: 25/6/1984, em Brasília


Saiba mais

Várias modalidades

A vaga para os Jogos Nacionais foi conquistada em 2009, quando mil trabalhadores participaram da 25; edição dos Jogos Poliesportivos Sesi/Empresa (Jopese). Foram 40 dias de competição para que aproximadamente 170 atletas se classificassem para a etapa regional. Os Jogos Regionais Centro-Oeste Sesi tiveram 800 competidores da região. Em Bento Gonçalves, 1.020 atletas de 240 empresas de todo o país disputam futebol, futsal (feminino e masculino), futebol master, voleibol, vôlei de praia, atletismo, tênis de mesa, tênis de campo, xadrez e natação. Além do Metrô, o DF está com atletas da Qualix, da Brasal, da Caesb, dos Correios e da Novacap.


Experiência dentro e fora da água

Do time, Willian é o que está há mais tempo no Metrô (12 anos). Ele também é veterano na equipe e compete pela terceira vez nos Jogos Nacionais, além de já ter disputado várias etapas regionais. Na piscina do Sesi, em Taguatinga, ele faz seus ensaios, pelo menos, três vezes por semana. A preparação inclui também sessões de musculação na academia. ;É a forma que encontro para manter a saúde e ficar bem preparado para a competição;, contou.

Recém-integrante do grupo, Hebert substituiu um atleta que saiu da empresa, um mês antes da competição. Apesar do pouco convívio com os colegas, o elenco mostra confiança no nadador, que foi escolhido por meio de uma seletiva interna na empresa, onde cravou os melhores tempos. ;Ele fala que não treina muito, mas quando cai na água é bem rápido. Acho que treina escondido;, falou Magdiel, entre risos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação