Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Luxa critica dirigente do Ipatinga e também quer investigação

Revoltado com a arbitragem do futebol mineiro, com a comissão da Federação Mineira de Futebol que a coordena e com a denúncia na escala de árbitros que saiu na coluna do jornalista Jaeci Carvalho, do jornal Estado de Minas, no último dia 10, o presidente do Ipatinga, Itair Machado, reclamou muito dos árbitros do estado e pediu ao Ministério Público que investigue como são realizados os sorteios da arbitragem mineira.

Na coluna do jornalista foi feita uma denúncia de que o técnico do Atlético-MG, Wanderley Luxemburgo, estaria tendo influência na escala de árbitros em Minas Gerais. O treinador, que nega veemente a acusação, cutucou o dirigente do Ipatinga e afirmou que também quer investigação, mas de todos.

"O Itair Machado saiu falando que tem que investigar. Quero que me investigue, investigue os árbitros, investigue quem falou, investigue todo mundo. Inclusive o Itair, porque se o oficial de justiça não consegue encontrar ele para intimá-lo, imagina se entra uma investigação. Não pode sair por aí falando bobagem, até porque eu conheço o Itair, ele é um projeto de dirigente, não porque é pequeno, sim porque tem muita coisa para caminhar. Ele não tem essa experiência todinha e essa bagagem toda para sair atropelando as pessoas", criticou.

"Ele é projeto. O dia que ele tiver uma projeção muito maior, status de dirigente competente, que fez um trabalho muito bonito, aí você pode... entende? Não pode ser projeto de dirigente e sair por aí falando do futebol mineiro, atacando o futebol mineiro, como se ele fosse o dono do futebol. Estamos nessa estrada faz muito tempo, então queremos que ganhe o melhor", acrescentou.

Atlético e Ipatinga fazem o primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro neste domingo, no estádio Ipatingão. Descontente com a arbitragem, que prejudicou o Tigre na semifinal contra o Cruzeiro, Itair Machado disse que não disputaria a final do campeonato caso fosse escalado árbitro mineiro. A Federação Mineira de Futebol aceitou o pedido da equipe do Vale do Aço e colocou arbitragem de outro estado. No sorteio saiu Sálvio Spínola Fagundes Filho, da Federação Paulista de Futebol.

Não temendo uma investigação, Luxemburgo lembrou do seu passado e pediu banimento do futebol às pessoas envolvidas em "alguma sacanagem". "Eu não tenho problema, passei por uma CPI. Pode investigar o que quiser. Não vou deixar de criticar árbitro, não vou deixar de elogiar árbitro e não vou deixar de viver intensamente o futebol mineiro como estou vivendo. Fico muito preocupado quando as pessoas tentam desvalorizar a competição. Se tem alguma coisa errada, que se investigue", afirmou.

"A única coisa que me preocupa é essa história toda que está acontecendo, desnecessária, tentando denegrir a imagem do Campeonato Mineiro. Isso é muito ruim. Não estou no futebol paulista nem no carioca, estou no futebol mineiro e fico muito chateado quando você tenta denegrir a imagem, colocando uma porção de coisa e me jogaram nesse negócio aí. Se as pessoas têm que investigar, que investiguem. Não adianta ficar jogando conversa fiada para criar bobagem, desconfiança. Mostre se tem alguém fazendo alguma sacanagem e, se tiver, tem que ser banido do futebol", concluiu.