postado em 23/04/2010 18:39
As campeãs pan-americanas Juliana e Larissa serão as representantes nacionais na final da etapa de Brasília (DF) do Circuito Mundial de vôlei de praia. As brasileiras disputarão o título da etapa de abertura da temporada com as alemãs Sara Goller e Laura Ludwig, a partir das 09h30. Maria Clara e Carolina lutarão pelo bronze contra as norte-americanas Jennifer Kessy e April Ross.Tetracampeãs do Circuito Mundial e atuais campeãs da etapa de Brasília, Juliana e Larissa conquistaram a vaga na decisão após venceram as atuais campeãs mundiais, Jennifer Kessy e April Ross, suas adversárias na decisão na capital federal em 2009. Depois de um primeiro set tranquilo, vencido por 21/14, a dupla brasileira teve maiores dificuldades na segunda parcial, mas venceu no final, com um ace de Larissa: 23/21.
"Contamos com o apoio da torcida para nos ajudar na decisão. Estamos com os brios feridos após a derrota na primeira fase e vamos com gás total para essa final. Independente de vencer ou perder, o importante é mostrar sempre o nosso espírito dentro da quadra e hoje nós conseguimos", comemorou Larissa.
Na decisão, as brasileiras tentarão fazer valer o retrospecto diante das alemãs, afinal, em cinco confrontos entre as duplas, Juliana e Larissa levaram a melhor em quatro oportunidades. A unica derrota aconteceu justamente nas quartas-de-final do torneio em Brasília, quando as alemãs venceram por 2 set a 0.
"Não sou supersticiosa, mas está se repetindo o que aconteceu no ano passado, aqui em Brasília, quando perdemos para a dupla dos Estados Unidos (Kessy/Ross) na fase classificatória e vencemos na decisão. Já corrigimos nossas falhas naquela partida, que foi atípica, e estamos prontas para a final. Esta semifinal teve uma vitória com a nossa cara", completa Juliana.
No primeiro jogo do dia, válido pela repescagem, as brasileiras superaram as gêmeas finlandesas Emilia e Erika Nystrom, vencendo por 2 sets a 0, parciais de 21/12 e 21/19.
Irmãs brasileiras lutam, mas perdem e disputarão terceiro lugar - Na outra semifinal, as irmãs Maria Clara e Carolina lultaram até o fim, mas não evitaram a derrota diante das alemãs Sara Goller e Laura Ludwig. Melhor nos pontos decisivos, a dupla europeia venceu por 2 sets a 0 (22/20 e 28/26).
"Cometi muitos erros no primeiro set, especialmente na recepção, e estas falham comprometeram nosso jogo. As alemãs estão fazendo um ótimo torneio e mereceram chegar à decisão. Só lamento porque tivemos oportunidades de matar os pontos e em uma partida como esta não poderíamos ter deixado estas chances passarem", avaliou Maria Clara.
O desgaste pelos dois jogos disputados antes da semifinal também pode ter atrapalhado as brasileiras, que na primeira rodada da repescagem venceram as austriacas Sara Montagnolli e Barbara Hansel por 2 sets a 1 (18/21, 21/18 e 15/9) e na segunda partida do dia passaram por Brooke Hanson/Lisa Rutledge, dos Estados Unidos, também no tie-break: 21/18, 11/21 e 15/8.