Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Marílson corre em Londres por recorde pessoal

Marílson Gomes dos Santos competirá neste domingo (25) na Maratona de Londres visando um novo recorde pessoal para os 42 km e 195 m. A largada para a elite masculina será às 05h45 (horário de Brasília). O melhor tempo do fundista brasileiro é 2h08min37s, obtido na própria prova londrina, no ano de 2007.

"Quero melhorar minha marca pessoal, aproveitando um percurso que é rápido, totalmente plano", disse Marílson, de 32 anos, que é bicampeão da Maratona de Nova York, recordista sul-americano dos 5.000m e 10.000m. "É um percurso tão bom, tão rápido que pode ajudar, mas também atrapalhar. Terei de tomar cuidado para saber dosar muito bem a corrida", contou.

O técnico Adauto Domingues viajou com Marílson na última quarta-feira (21) - eles deveriam ter ido na terça-feira, mas o voo foi cancelado por causa das cinzas do vulcão Eyjafjallajoekull, na Islândia. "Espero que o atraso de um dia não atrapalhe a prova. Mas o Marílson fez três semanas de treinos na altitude de Campos do Jordão, está bem preparado, zerado das lesões e vem de uma boa corrida na Meia Maratona de Nova York", diz Adauto.

O técnico frisa, porém, que Marílson não vai se preocupar com o ritmo dos demais competidores da elite e focar apenas no seu objetivo de melhorar a marca pessoal na maratona. "O primeiro pelotão, formado por atletas como Wanjiru, Kebede, Tadese, entre outros, vai correr pelo recorde mundial. É um grupo muito forte, os caras querem correr para baixar a melhor marca do mundo", frisa Adauto.

Os organizadores confirmaram a presença dos três primeiros do pódio de Londres em 2009. O vencedor, o queniano Sammy Wanjiru (2h05min10), campeão olímpico em Pequim/2008, enfrentará o segundo colocado, o etíope Tsegay Kebede (2h05min20), e o terceiro, o marroquino Jaouad Gharib, prata olímpica em Pequim e duas vezes campeão do mundo (2003 e 2005).

E ainda Abel Kirui, do Quênia, que fechou 2009 em terceiro no ranking com o melhor tempo da carreira, feito na Maratona de Rotterdã (2h05min04), e o campeão no Mundial de Berlim; Zersenay Tadese, da Eritreia, ganhador de quatro títulos mundiais na Meia Maratona; e Duncan Kibet, segundo maratonista mais rápido de todos os tempos (2h04min27). O recorde mundial pertence ao etíope Haile Gebrselassie, de 2h03min59, conquistado em Berlim, em 2008.

A maratona masculina mudou de patamar nos últimos anos. Há pouco tempo, nenhum homem corria os 42 km e 195 m em menos de 2h06min e vitórias em provas de primeira linha registravam resultado na casa de 2h08min. O então recordista mundial Khalid Kannouchi, que fez 2h05min38 em Londres/2002, é apenas o 16; no ranking de todos os tempos atualmente - e os 14 melhores resultados foram feitos nos últimos dois anos.