Superesportes

Marílson corre em Londres por recorde pessoal

postado em 23/04/2010 19:19
Marílson Gomes dos Santos competirá neste domingo (25) na Maratona de Londres visando um novo recorde pessoal para os 42 km e 195 m. A largada para a elite masculina será às 05h45 (horário de Brasília). O melhor tempo do fundista brasileiro é 2h08min37s, obtido na própria prova londrina, no ano de 2007.

"Quero melhorar minha marca pessoal, aproveitando um percurso que é rápido, totalmente plano", disse Marílson, de 32 anos, que é bicampeão da Maratona de Nova York, recordista sul-americano dos 5.000m e 10.000m. "É um percurso tão bom, tão rápido que pode ajudar, mas também atrapalhar. Terei de tomar cuidado para saber dosar muito bem a corrida", contou.

O técnico Adauto Domingues viajou com Marílson na última quarta-feira (21) - eles deveriam ter ido na terça-feira, mas o voo foi cancelado por causa das cinzas do vulcão Eyjafjallajoekull, na Islândia. "Espero que o atraso de um dia não atrapalhe a prova. Mas o Marílson fez três semanas de treinos na altitude de Campos do Jordão, está bem preparado, zerado das lesões e vem de uma boa corrida na Meia Maratona de Nova York", diz Adauto.

O técnico frisa, porém, que Marílson não vai se preocupar com o ritmo dos demais competidores da elite e focar apenas no seu objetivo de melhorar a marca pessoal na maratona. "O primeiro pelotão, formado por atletas como Wanjiru, Kebede, Tadese, entre outros, vai correr pelo recorde mundial. É um grupo muito forte, os caras querem correr para baixar a melhor marca do mundo", frisa Adauto.

Os organizadores confirmaram a presença dos três primeiros do pódio de Londres em 2009. O vencedor, o queniano Sammy Wanjiru (2h05min10), campeão olímpico em Pequim/2008, enfrentará o segundo colocado, o etíope Tsegay Kebede (2h05min20), e o terceiro, o marroquino Jaouad Gharib, prata olímpica em Pequim e duas vezes campeão do mundo (2003 e 2005).

E ainda Abel Kirui, do Quênia, que fechou 2009 em terceiro no ranking com o melhor tempo da carreira, feito na Maratona de Rotterdã (2h05min04), e o campeão no Mundial de Berlim; Zersenay Tadese, da Eritreia, ganhador de quatro títulos mundiais na Meia Maratona; e Duncan Kibet, segundo maratonista mais rápido de todos os tempos (2h04min27). O recorde mundial pertence ao etíope Haile Gebrselassie, de 2h03min59, conquistado em Berlim, em 2008.

A maratona masculina mudou de patamar nos últimos anos. Há pouco tempo, nenhum homem corria os 42 km e 195 m em menos de 2h06min e vitórias em provas de primeira linha registravam resultado na casa de 2h08min. O então recordista mundial Khalid Kannouchi, que fez 2h05min38 em Londres/2002, é apenas o 16; no ranking de todos os tempos atualmente - e os 14 melhores resultados foram feitos nos últimos dois anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação