postado em 24/04/2010 12:02
A primeira etapa do Circuito Mundial, disputada em Brasília e encerrada neste sábado, foi dominada por duplas nacionais. Além de Juliana e Larissa, que ganharam a medalha de ouro, o País ainda contou com o bronze das irmãs Maria Clara e Carolina. A prata ficou com as alemãs alemãs Sara Goller e Laura Ludwig.
Na decisão, Juliana e Larissa venceram as europeias por 2 sets a 0, com parciais de 21/15 e 21/19. Na disputa pela medalha de bronze, Maria Clara e Carolina derrotaram as norte-americanas Jennifer Kessy e April Ross, atuais campeãs mundiais, com um duplo 21/6.
"Entramos em quadra com raça, força, energia e vibração. É o que todos queriam ver. Perdemos para a dupla alemã nas quartas-de-final, mas tivemos forças para dar a volta por cima e sair com o título. É muito bom iniciar a temporada vencendo, principalmente sendo no Brasil e com uma atuação como esta, que é a cara da nossa dupla", diz Larissa.
"Perdemos aquela partida e ficamos mordidas (contra as alemãs). Naquele jogo, o saque delas fez a diferença e eu fui um pouco relapsa também. Hoje, não. Entrei muito concentrada, pois queríamos muito vencer em casa. É muito bom vencer em Brasília mais uma vez. Esta cidade tem nos trazido sorte", diz Juliana, lembrando que a dupla também venceu a etapa de Brasília do Circuito Brasileiro-2008.
A conquista na capital federal foi a 30ª da dupla no Circuito Mundial, a terceira nas areias do país. Antes, as parceiras foram campeãs em Vitória-2006 e em Brasília-2009. Jogando com Vivian enquanto Juliana se recuperava de lesão, Larissa também faturou a etapa do Guarujá-2008.
A dupla brasileira dominou o primeiro set desde o início e logo abriu 9/4 após um bloqueio de Juliana. Sem sustos, a diferença saltou para nove pontos (17/8) no momento em que Larissa fez um ponto de saque. As alemãs reagiram na reta final e diminuíram para 18/12, mas não conseguiram conter as brasileiras.
As donas da casa abriram 10/6 no segundo set, mas as alemãs chegaram ao empate. A dupla da casa voltou a se distancias e ceder a igualdade, desta vez por 16/16 após um toque na rede de Juliana. Depois do vacilo, a jogadora se recuperou ao fechar a partida com um ataque forte na diagonal.
Com a vitória na primeira etapa do ano, Juliana e Larissa largam na frente na corrida pelo quinto título do torneio ao anotarem 600 pontos, enquanto Goller e Ludwig acumulam 540 tentos e Maria Clara e Carolina, 480. A próxima etapa do Circuito Mundial será realizada em Xangai, entre os dias 3 e 9 de maio.