Superesportes

Em final inédita, Galo inicia hoje, contra o Ipatinga, no Ipatingão, briga pelo título estadual

postado em 25/04/2010 10:06

Ludymilla Sá

O Atlético começa hoje a luta pelo 40; título do Campeonato Mineiro em duelo inédito contra o Ipatinga, às 16h, no Ipatingão. Por ter feito melhor campanha na fase classificatória, o alvinegro tem vantagem e jogará por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. Ninguém no Galo, porém, pensa em outro resultado que não seja o triunfo na primeira partida. Mesmo jogando no Vale do Aço e com uma formação mais compacta, a ordem é partir para cima do adversário para garantir certa tranquilidade na volta, dia 2, no Mineirão.

Com essa filosofia ofensiva, quem terá que se cuidar é o goleiro Aranha. Ele não sofre gols há três jogos (dois contra o Sport, pela Copa do Brasil, e contra o Democrata-GV, no Mineiro) e o técnico Vanderlei Luxemburgo espera que Aranha mantenha o desempenho e, sobretudo, a autoestima. ;Se quem comanda passa confiança, ele se sente seguro. Isso é em todo segmento. Com confiança, todo mundo produz mais. Ele foi o jogador que mais evoluiu fisicamente e que se empenhou no trabalho;, elogiou o comandante.

O treinador não confirmou o time para o confronto contra o Tigre, mas acenou com a possibilidade de manter a formação que eliminou o Sport na Copa do Brasil, com três zagueiros e três volantes. ;Sou totalmente contrário a jogar com três zagueiros, mas tenho de ser profissional conforme a necessidade do futebol. Tenho de saber jogar assim.; Contra Democrata-GV e Sport, Luxemburgo escalou Benítez, Werley e Jairo Campos entre os titulares. Para o jogo de hoje, ele também pode contar com o zagueiro paraguaio Cáceres, recuperado de contusão na coxa direita.

O bom rendimento nos últimos confrontos, no entanto, não depende de esquema tático, segundo Luxemburgo. ;Futebol não é uma ciência exata. Nele surgem situações e trabalhamos em cima delas. Eles entenderam a filosofia de comando, a minha linha de conduta. O grupo já conhece as nossas necessidades, os jogadores já sabem se posicionar conforme a forma de jogar e qual é a função de cada um nesse esquema.; O técnico diz que, para vencer a equipe do Vale do Aço, o Galo precisará, antes de tudo, respeitá-la. ;O Ipatinga não pediu favor a ninguém. Chegou com propriedade na decisão. Não podemos subestimá-los, senão seremos surpreendidos;, avisou. O atacante Diego Tardelli concorda. ;Será sempre um adversário difícil. Provou isso na semifinal. Por isso, respeitamos o nosso adversário. Teremos de impor a nossa tradição para conseguir um bom resultado na casa deles;, recomendou.

Desfalque de peso

; Se vai partir para cima do Ipatinga, o Atlético-MG não irá contar com seu atacante mais efetivo na final. Obina marcou sete vezes no Campeonato Mineiro e não vai jogar a final por conta de uma lesão no joelho. O jogador sofreu a contusão na Copa do Brasil, na qual também é o artilheiro do Galo, com cinco gols. Sem ele, Vanderlei Luxemburgo escalou Diego Tardelli e Muriqui para enfrentar o Ipatinga.

Olho nele


O volante Fabiano tem feito a diferença no Atlético-MG. Sempre aparecendo como elemento surpresa, já marcou oito gols e é o artilheiro do alvinegro no Campeonato Mineiro. Tornou-se, assim, mais uma preocupação para o Ipatinga nas partidas que decidirão o campeão estadual de 2010.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação