postado em 27/04/2010 17:16
A Associação Uruguaia de Tênis surpreendeu nesta terça-feira ao pedir a retirada do principal jogador do país da equipe que disputará o confronto contra o Brasil entre os dias 07 e 09 de maio, em Bauru (SP), válido pela segunda rodada do Zonal I Americano da Copa Davis. Pablo Cuevas, Top 50 da ATP, joga nesta semana em Roma (ITA), no Masters 1000, e aparentemente não apresenta nenhuma contusão, mas deverá ser dispensado da equipe uruguaia.Cuevas disputou e venceu uma partida de duplas nesta terça ao lado do argentino Juan Monaco. Curiosamente, enquanto ele estava em quadra, o site oficial da Copa Davis já não tinha o uruguaio entre os convocados para o confronto. Na categoria simples, foi eliminado pelo alemão Philipp Kohlscheireiber em três sets.
Cuevas é o principal jogador uruguaio dos últimos anos, foi Top 15 de duplas em 2009 e neste ano disputa os principais torneios do mundo, assim como o número um brasileiro e Top 30 Thomaz Bellucci. Nascido na cidade de Concordia, na Argentina, ele tem retrospecto de 23 vitórias e nove derrotas defendendo o Uruguai na Copa Davis.
A Federação Internacional de Tênis confirmou que a Associação Uruguaia do esporte pediu a retirada de Cuevas na tarde desta terça. Deste modo, o capitão Enrique Perez Cassarino teria, hoje, uma equipe com apenas três jogadores: Marcel Felder, Martin Cuevas, irmão mais novo do Top 50, e Arial Behar, três jogadores que nesta semana disputam o Future de Fortaleza (CE).
A retirada de Cuevas, no entanto, não garante a ausência do jogador no confronto da próxima semana. O capitão uruguaio (assim como o brasileiro) pode modificar a escalação de sua equipe no prazo máximo de uma hora antes do sorteio dos jogos, que deve acontecer na próxima semana (06 de maio, quinta-feira), às 12 horas.