Superesportes

Talentos sofrem com abandono

Tradicional centro de iniciação esportiva, projeto no Setor Leste carece de investimentos em infraestrutura: falta até banheiro

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 24/05/2019 04:28
Atletas em treinamento: telhado do ginásio não oferece conforto térmico


Quando se pensa em ginástica artística em Brasília, o Centro de Ensino Médio do Setor Leste surge como referência obrigatória. O colégio conta com um ginásio para a prática da modalidade e, por meio do Centro de Iniciação Desportiva (CID), oferece aulas para crianças e adolescentes. As aulas desenvolvidas no local incluem diversos níveis de ensino, indo do iniciante até o alto rendimento. Atualmente, 250 crianças são atendidas. As inscrições são feitas no início do ano letivo da Secretaria de Educação e o público-alvo são estudantes da rede pública. Alunos de escolas particulares podem se inscrever em vagas remanescentes.

As aulas são oferecidas de forma gratuita e os pais apenas investem nos uniformes usados pelas crianças, em inscrições de campeonatos e na Associação de Pais, Alunos e Mestres (Apam), com valor de R$ 30, não obrigatório. ;Como minha filha queria muito fazer ginástica, pesquisei e descobri o Setor Leste. Quando a gente conversa com outras pessoas, sempre dizem que aqui é referência. Estudar na rede pública facilitou, porque esses alunos têm prioridade;, diz Janaina Rinaldi, mãe da aluna Manuela.

Problemas

Atualmente, o projeto conta com quatro professores e recebe alunos a partir dos seis anos. A idade-limite para se inscrever é 12 anos, mas, quando o aluno se destaca, segue treinando mesmo mais velho. Os equipamentos disponíveis são de ponta, exatamente os mesmos usados por profissionais, mas a estrutura do ginásio está cada dia pior. ;Nossa estrutura precisa de reforma. Agora que vai começar o calor, fica insuportável. O telhado não suporta muito calor nem muito frio, ele descasca. Precisa cobrir com uma manta térmica ou elevar a altura para conseguir um clima mais agradável;, explica a professora Tatiana Freire.

Alunos e professores estão sofrendo até mesmo com ausência de banheiros no local. O que existia foi demolido por correr risco de desabar e nenhum outro foi erguido no lugar. ;Hoje, as crianças precisam ir nos banheiros da escola, mas, como são muito pequenas, a gente cria toda uma organização com os pais: ou o pai fica aqui para levar ou não tem como ir. Não dá para soltar uma criança de seis anos para ir sozinha ao banheiro de uma escola de ensino médio;, comenta Tatiana. A professora conta que uma verba foi liberada por emenda parlamentar para a reforma do banheiro, mas o recurso foi bloqueado e não existe a autorização para construir por falta de alvará.


Programe-se

Copa Brasília e Ginástica

Quando: amanhã (25/5)
Local: Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima (906 Sul)

Horário: 9h às 18h
Sobre o evento: Serão mil participantes, sendo 150 das turmas iniciantes do Setor Leste. Organizada pela Federação Brasiliense de Ginástica, é um torneio de massificação, que recebe crianças a partir de três anos para fazer uma grande divulgação da modalidade.
Entrada Franca


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação