postado em 26/05/2019 04:08
Líder do Mundial de Pilotos da Fórmula 1, o inglês Lewis Hamilton conquistou a segunda pole na temporada de 2019. Ele cravou 1min10s166, o recorde do circuito de rua de Montecarlo, para superar o companheiro de Mercedes, o finlandês Valtteri Bottas, no treino oficial de classificação, ontem, e largar em primeiro no GP de Mônaco, no qual busca a quarta vitória no ano. A largada da corrida, a sexta de 21 etapas desta temporada, está prevista para hoje, às 10h10.
;Essa pole significa muito para mim. Eu tive de ir mais fundo do que nunca. A volta foi linda;, festejou Hamilton. Após o resultado, o piloto inglês subiu na grade para comemorar com os torcedores a 85; pole na Fórmula 1. O motivo da comemoração efusiva foi o espanto ao chegar na primeira posição, que, ao que tudo indicava, ficaria com o companheiro Bottas.
Soberana no campeonato, a Mercedes, com mais um bom resultado na sessão classificatória, vai em busca da sexta dobradinha na temporada. A escuderia alemã lidera o Mundial de Construtores com folga e pode ampliar ainda mais o domínio em 2019 diante de uma Ferrari enfraquecida e equivocada nas decisões.
A terceira posição ficou com o holandês Max Verstappen, que teve intensidade para surgir à frente do alemão Sebastian Vettel. O piloto da Ferrari tocou o ;guard-rail; em duas oportunidades e largará em quarto lugar.
O treino foi marcado por uma falha grave de estratégia da Ferrari, que errou ao não mandar de volta à pista Charles Leclerc para as últimas voltas no Q1, o que causou a eliminação do piloto monegasco. Com o erro, Leclerc, que liderou a última sessão de treinos livres, largará apenas na 15; colocação, a pior da Ferrari em uma largada desde o GP da Malásia, em 2017, quando Vettel saiu do 20; posto.
O francês Pierre Gasly abriria a terceira fila com o carro da Red Bull, seguido do dinamarquês Kevin Magnussen, da Haas, mas perdeu três posições por atrapalhar Nico Hulkenberg, da Renault. O australiano Daniel Ricciardo, da Renault, largará no sexto lugar.