Superesportes

Uma chance ao improvável

Golden State busca o quarto título na quinta final consecutiva da NBA. Tentando a conquista inédita, Toronto conta com vantagem do mando de quadra, desfalques do rival e grande fase de Kawhi Leonard

postado em 30/05/2019 04:20
Curry tem média de 35,8 pontos e 6,6 assistências nos últimos cinco jogos





As casas de apostas dão como quase certa a conquista do pentacampeonato do Golden State Warriors. Vencedor da NBA pela primeira vez em 1975, a equipe de Oakland, na Califórnia, tem dominado a liga norte-americana de basquete nas últimas temporadas ; chega à quinta final consecutiva, após conquistar três títulos (2015/17/18). No entanto, o forte time da Conferência Oeste, liderado pelo ágil e certeiro armador Stephen Curry, terá pela frente um rival respeitável e surpreendente. Estreante em uma decisão, o Toronto Raptors conta com excelente fase do ala Kawhi Leonard, com média de 31,2 pontos nos playoffs, para fazer frente ao favoritismo dos adversários, que estão desfalcados de jogadores importantes e não terão o mando de quadra em um possível jogo 7. Entre a tendência e o improvável, o desfecho desta saga começa a ser construído hoje, a partir das 22h, na Scotiabank Arena, na cidade canadense.

Iniciar a série decisiva em casa é um dos trunfos da equipe de Toronto. Campeões da Conferência Leste, os Raptors obtiveram a vantagem devido à melhor campanha na temporada regular: 58 vitórias e 24 derrotas, contra 57 triunfos e 25 resultados negativos do Golden State. A pequena diferença evidencia o equilíbrio entre os dois times, mas os canadenses venceram os dois confrontos diretos na primeira fase do campeonato, por 131 x 128 (29/11, no Canadá) e 113 x 93 (12/12, na Califórnia). No primeiro duelo, Kevin Durant anotou incríveis 51 pontos pelos Warriors, enquanto Kawhi Leonard registrou 37, pelos Raptors. No segundo confronto, Durant novamente foi o cestinha, com 30 acertos, mas não evitou nova derrota dos multicampeões do Oeste.

A ausência de Kevin Durant, aliás, surge como um importante empecilho para a manutenção do domínio dos Warriors. Melhor jogador das duas últimas finais e um dos líderes de pontuação da liga, com média de 34,2 acertos nestes playoffs, o ala lesionou o músculo da panturrilha direita durante o jogo 5 das semifinais da Conferência Oeste contra o Houston Rockets, vencidas pelo Golden State por 4 x 2. Não há certeza quanto ao retorno de Durant durante a série decisiva, mas o técnico Steve Kerr afirmou que ele está descartado da primeira partida. Em compensação, a equipe californiana tem chance de contar com a volta do versátil pivô DeMarcus Cousins, que se recupera da ruptura do músculo do quadríceps da coxa esquerda. Seria um valioso reforço.

A despeito das ausências, porém, o Golden State chega em alta à final, após varrer o Portland Trail Blazers por impiedosos 4 x 0 na decisão da Conferência Oeste. Desde a lesão de Kevin Durant, o atrevido armador Stephen Curry assumiu o protagonismo, cresceu de produção e tem guiado os Warriors com segurança rumo a mais um título. Excepcional arremessador de longa distância e dono de dribles desconcertantes, Curry tem média de 27,3 pontos na temporada e é um jogador difícil de ser marcado.

Protagonistas à parte, Toronto e Golden State contam com conjuntos de grandes talentos. O time canadense tem defesa sólida, com os pivôs Serge Ibaka e Marc Gasol, e ataque competente, com o armador Kyle Lowry e o ala Pascal Siakam. A equipe de Oakland, no entanto, dona de jogo veloz e envolvente, dispõe de mais opções decisivas, como o arremessador Klay Thompson, além dos alas Andre Iguodala e Draymond Green, mais próximos do garrafão. Por isso, o favoritismo é certamente da equipe do Oeste, mas os homens do norte, como já provaram até agora, não serão presas fáceis.





Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação