postado em 31/05/2019 04:07
;Quando as jogadoras saem do país, nós não temos ingerência sobre isso. Não que tenhamos aqui, mas o contato com os preparadores físicos, para saber das jogadoras, é facilitado;, avalia Zé Roberto. Experiente, o treinador visa se aproximar das comissões técnicas, principalmente dos clubes turcos que contarão com Natália e Gabi. ;São técnicos com quem temos uma amizade;, explica.
Natália, porém, aposta na bagagem acumulada nas duas temporadas em que atuou no Fenerbahçe, entre 2016 e 2018. ;Várias atletas se lesionaram jogando fora do Brasil, inclusive eu. Então, sei do cuidado que tenho de tomar;, diz. A ponteira está empolgada com a possibilidade de atuar ao lado da coreana Kim Yeon-Koung, com quem diz ter adorado jogar no Fenerbahçe, além da chance de trocar experiência com a oposta sérvia Tijana Boskovic, classificada pela brasileira como ;uma das melhores jogadoras do mundo hoje;.
Pré-Olímpico
Em uma temporada que começou conturbada por sete pedidos de dispensa, que variaram de motivos pessoais a lesões, a Seleção abre chance para atletas que brigam por espaço. Após vencer quase tudo com o Minas, a levantadora Macris vem sendo a titular do Brasil. Na briga, Roberta entrou bem quando solicitada. Destaque também para as centrais Bia e Mara. Preservada no início da temporada, Carol Silva, melhor bloqueadora da Superliga com o Praia Clube, entrará nessa briga no meio de rede. Diante da recusa de Camila Brait, a líbero Leia vem se firmando na posição.
A perspectiva é de que essa turma capitaneada por Gabi Guimarães receba o reforço de Tandara e Natália para o principal desafio de 2019: o Pré-olímpico. No Grupo D, o Brasil disputa a vaga olímpica contra República Dominicana, Camarões e Azerbajão. Os países que não se classificarem para os Jogos Olímpicos de Tóquio terão nova chance na qualificatória continental, em janeiro de 2020. A equipe principal ainda terá a Copa do Mundo do Japão, de 14 a 29 de setembro, para fechar a temporada. As mais jovens do elenco brasileiro serão escaladas para defender o Brasil no Pan-Americano e no Sul-Americano. (MN)