postado em 01/06/2019 04:06
No Centro Olímpico de Hipismo, em Deodoro (RJ), o Concurso Completo de Equitação Internacional (CCI) nível 3, 2 e 1, serviu de qualificação para os Jogos Pan-Americanos 2019. Dois militares de Brasília, o major Gustavo Lopes e o tenente Luís Fernando Varanda, obtiveram o índice técnico necessário para participar do evento continental. Na competição disputada em Deodoro (RJ), cinco conjuntos garantiram índice técnico conforme os parâmetros pré-determinados para os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru.
Para entender as categorias, é preciso saber que os números junto ao nome de cada modalidade, do um ao cinco, funcionam como um numeral de experiência do cavalo e do cavaleiro. Quanto maior o número, mais experientes são os integrantes. Na série principal de CCI3* Long (categoria de nível intermediário, para dupla com certa experiência), a vitória ficou com o Major Gustavo Lopes da Cruz, de Brasília, montando Opala do Rincão. O representante da Comissão de Desportes do Exército, fechou com 50,4 pontos perdidos e 57,58% de aproveitamento. O índice mínimo para os jogos Pan-Americanos é 55% de aproveitamento.
O major, 41, nasceu no Rio e veio para Brasília em 2000. Lopes ficou muito contente com a prova e espera uma convocação para disputar o Pan de Lima. ;O mais importante foi atingir o índice. Terminar o trajeto sem penalizações e dentro do tempo impressionou. Seria a realização de um sonho representar o Brasil. O próximo passo seria as Olimpíadas, daí eu estaria completo e realizado como atleta;, planeja Lopes.
Mais um representante do Exército e da capital federal venceu outra série. O Tenente Luís Fernando Varanda, com Oneron do Rincão, foi o melhor na CCI3* Short, prova mais curta, e marcou 43,3 pontos perdidos e aproveitamento de 62,27%.
O Tenente Varanda, 34, nasceu em Brasília e monta desde os 10 anos de idade. ;Participar de um torneio como o Pan é tudo que eu quero, tenho treinado e me esforçado muito para chegar bem em Lima. Nós (eu e o Oneron) treinamos seis vezes por semana;, contou Varanda.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima