Superesportes

Com juros e correção

Contestada no início da temporada, Cristiane ajuda a Seleção Brasileira a superar a ausência de Marta e faz três gols na vitória sobre a Jamaica. Estreia no Mundial deixa para trás sequência de nove derrotas

postado em 10/06/2019 04:05
Cristiane provou que ainda tem relevância para a equipe nacional e desponta como vice-artilheira


Grenoble ; Na falta da maior artilheira da história das Copas do Mundo feminina, Cristiane mostrou que tem experiência de sobra para assumir o papel de goleadora da Seleção Brasileira. A camisa 11 marcou três gols na vitória por 3 x 0 sobre a Jamaica, ontem, no Stade dês Andes, em Grenoble. Marta, que desfalcou o time na estreia do Mundial por causa de uma lesão na coxa esquerda, acompanhou tudo do banco de reservas a pedido dela mesma para ficar ao lado do restante do grupo. Mais cedo, também pelo Grupo C, a Itália surpreendeu ao bater a Austrália por 2 x 1.

Cristiane não atuava com a Seleção havia mais de um ano, desde que a equipe garantiu a vaga para o Mundial da França, na Copa América do ano passado. Problemas físicos a afastaram da equipe. Com o São Paulo, a atacante também pouco entrou em campo. Nos primeiros seis meses do ano atuando na segunda divisão do Campeonato Brasileiro, ela balançou as redes apenas duas vezes. Com o desempenho de ontem, no entanto, a camisa 11 ultrapassou Sissi na lista de artilheiras do Brasil em Copas, tornando-se a segunda maior goleadora da equipe em Mundiais, com 10 gols. Ela fica atrás apenas de Marta, com 15.

Mas não foi apenas Cristiane que entrou em campo pressionada. A equipe comandada por Vadão queria apagar da memória as nove derrotas seguidas que amargou até a estreia na Copa do Mundo. Diante da Jamaica, estreante na competição e, teoricamente, a representante mais fraca do grupo, o Brasil começou o jogo bastante ofensivo. Após chegar com perigo ao gol jamaicano por cinco vezes, a Seleção Brasileira abriu o placar aos 15 minutos, com Cristiane, de cabeça, após cruzamento de Andressa Alves.

Pênalti

Em desvantagem, a Jamaica escapou um pouco da pressão brasileira e construiu algumas jogadas de contra-ataque. Aos 35, as Reggae Girls, como são carinhosamente chamadas, criaram uma ótima chance, arrancando suspiros dos torcedores jamaicanos, que eram maioria nas arquibancadas. Ainda assim, as melhores oportunidades eram brasileiras. Aos 37, Andressa Alves desperdiçou um pênalti, após marcação de mão dentro da área. A jovem goleira Sydney defendeu a cobrança da camisa 10 do Barcelona no canto direito. Cristiane, porém, mostraria à colega de time que não era necessário se abater.

O Brasil ampliou o placar logo aos quatro minutos do segundo tempo. Debinha recuperou uma bola na saída errada da Jamaica. Andressa Alves avançou com velocidade pela direita e cruzou rasteiro para dentro da área. Depois de passar por todo mundo, Cristiane, meio sem ângulo, completou para o gol. A goleira Sydney Schneider ainda tentou salvar em cima da linha, mas a árbitra alemã Riem Hussein confirmou a ampliação da vantagem.

Aos 14 minutos, em cobrança de falta, Cristiane marcou o terceiro. Em todas as vezes, a atacante comemorou com as companheiras e fez questão de ir até o banco de reservas cumprimentar todo o grupo. A artilheira do Brasil até o momento na Copa da França foi substituída no meio do segundo tempo e saiu calorosamente aplaudida. No fim do confronto, Ludmila ainda teve duas oportunidades em que apareceu de frente para o gol, mas desperdiçou. O dia era mesmo de Cristiane.


Destaque do dia




Formiga

Com a ausência de Marta e o show de Cristiane na estreia da Seleção Brasileira, ficou difícil outra jogadora chamar a atenção nos gramados do Stade des Alpes. Ainda assim, Formiga merece destaque. Aos 41 anos, a baiana fez história quando entrou em campo contra a Jamaica. É a sétima e última participação da brasileira no Mundial. Um recorde entre homens e mulheres. A primeira foi na edição de 1995. Das 552 atletas inscritas na Copa da França, 150 nem tinham nascido quando Formiga estreava no torneio. Uma dessas jogadoras é compatriota da meia: a atacante Geyse, que nasceu em 27 de março de 1998, três anos depois da estreia de Formiga na Copa do Mundo.



;Foi muito importante essa estreia, um recomeço para mim. Tive muitas lesões e fiquei um tempo afastada. Uma vitória muito pessoal, não imaginava marcar três gols. Abençoada;

Cristiane, atacante da Seleção Brasileira



Brasil pega Austrália no segundo jogo

O próximo compromisso do Brasil será contra o algoz da última edição do torneio, em 2015, quando a equipe verde-amarela caiu nas oitavas de final, no Canadá. Agora no mesmo grupo, a Seleção enfrentará a Austrália, na quinta-feira, às 13h. ;Lógico que teremos de melhorar, mas fiquei muito satisfeito com esse jogo. A Austrália sempre foi um adversário desagradável para nós;, ponderou Vadão.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação