postado em 15/06/2019 04:29
Lille (França) ; O Brasil estreou na Copa do Mundo embalado. Venceu a Jamaica por 3 x 0, com três gols de Cristiane, e parecia ter espantado o fantasma que o assombrava após os resultados ruins na preparação para o Mundial. Em meio à festa daquela vitória, porém, o técnico Vadão lamentou tantos gols perdidos. ;Não nos preocupamos com goleada, mas com as chances desperdiçadas, porque sabemos que, no fim da fase de grupos, o saldo de gol vai fazer a diferença;, disse o treinador da Seleção Brasileira. Ele estava certo.
A Itália venceu, ontem, o segundo jogo na Copa Feminina, no Estádio Auguste-Delaune, em Reims, assumindo a liderança isolada do Grupo C, com seis pontos. As italianas golearam a Jamaica por 5 x 0, ampliando para seis o saldo de gols da equipe. O resultado garantiu a classificação da Itália às oitavas de final, mas deixou o Brasil em situação delicada.
A Austrália enfrentará a estreante Jamaica na última rodada e promete ir com tudo para cima da equipe mais fraca do grupo. O objetivo é ampliar o máximo possível o saldo de gols da equipe, que neste momento da competição está zerado. Em caso de vitória, a seleção da Oceania termina a primeira fase com seis pontos, disputando o topo da tabela.
Por isso, resta ao Brasil vencer a Itália na próxima terça-feira (18/6), em Valenciennes, para chegar aos mesmos seis pontos. Mas apenas uma vitória robusta possibilitará à Seleção passar direto para as oitavas de final entre os dois primeiros colocados do grupo ; os quatro melhores terceiros colocados também avançam.
No momento, a equipe comandada por Vadão está na vice-liderança do Grupo C, com três pontos (uma vitória sobre a Jamaica e uma derrota para a Austrália). A Austrália tem a mesma pontuação, mas ocupa a terceira posição, por ter menor saldo de gol.
As Matildas são as cabeças de chave do grupo, mas as favoritas protagonizaram a primeira zebra da Copa ao perder para a Itália na estreia da competição. No confronto seguinte, no entanto, se recuperaram diante do Brasil, em uma virada heroica por 3 x 2. O resultado deixou o grupo em aberto.
Destaque do dia
Cristiana Girelli
A goleada que garantiu a classificação da Itália foi comandada por Cristiana Girelli. A camisa 10 da equipe foi a segunda italiana a marcar um hat-trick em uma Copa do Mundo Feminina. A primeira foi Carolina Morace, que fez três gols na primeira edição do torneio, em 1991. Girelli, atacante da Juventus, abriu o placar para a seleção italiana com um pênalti, cobrado duas vezes. A árbitra mandou voltar a cobrança porque Schneider, goleira jamaicana, estava adiantada. A bola, que não entrou na primeira vez, foi para dentro das redes na segunda. Ainda no primeiro tempo, Girelli ampliou o placar após um escanteio. Na volta do vestiário, foi ela novamente que marcou para a Itália com menos de um minuto de bola rolando. Os outros dois gols foram marcados pela meia Galli, que fechou o placar em duas finalizações.