postado em 28/06/2019 04:06
A Seleção Brasileira masculina inicia hoje a última etapa da Liga das Nações antes da fase final em Chicago. A um set de assegurar a vaga, o Brasil chega como líder da competição, com oito vitórias em nove partidas. O adversário desta sexta-feira é a França, às 20h, no Ginásio Nilson Nelson.
O desfalque para o torcedor brasiliense fica por conta do campeão olímpico Wallace. O oposto está no CT da Seleção Brasileira, em Saquarema, no Rio de Janeiro, em preparação para chegar 100% à etapa final nos Estados Unidos. Na semana anterior, em Cuiabá, o Brasil passou ileso. Três vitórias em três partidas. Rússia (3x0), Alemanha (3x2) e Bulgária (3x1) não foram páreo para o time do técnico Renan Dal Zotto.
Em Brasília, Renan conta com o grupo focado para conseguir a classificação antecipada no duelo desta sexta-feira. ;O primeiro objetivo é buscar a vaga. Cada jogo vai ser uma final. Os três adversários são de muito volume de jogo e nos darão trabalho. Mas faremos o máximo para obter a classificação o quanto antes;, explicou.
Bruninho, levantador e capitão da Seleção, foi poupado de algumas etapas iniciais da Liga das Nações, mas retomou a titularidade e mostrou entusiasmo. ;Estamos muito motivados. Uma sequência de três vitórias nos deixou animados para continuar essa série, focados para chegar bem em Chicago no nosso mais alto nível;, disse Bruninho.
Para apoiar a Seleção na busca pelas vitórias e pela primeira colocação, a presença da torcida brasiliense está confirmada. Assim como foi na passagem feminina pela capital, em meados de maio, a expectativa é de ginásio lotado nos três dias. O setor inferior está esgotado há mais de duas semanas. Restam ingressos para a parte superior no valor de R$ 25. ;É sempre bom atuar em Brasília. O público joga junto, lota o ginásio. Então, é uma motivação a mais competir na capital;, disse o técnico Renan Dal Zotto
França
Terceira colocada do torneio, a equipe francesa estará desfalcada do principal atleta. O técnico Laurent Tillie vai poupar Earvin Ngapeth, eleito o melhor jogador da Liga Mundial em 2015 e 2017. O objetivo é dar prioridade às Eliminatórias para as Olimpíadas de Tóquio (9 a 11 de agosto ) e a Euro, em casa (12 a 29 de setembro).
Entre os titulares franceses, estará um conhecido dos brasileiros. O central Kevin Le Roux defendeu o Cruzeiro na última temporada e se destacou pelo bom aproveitamento nos saques, com 44 aces na Superliga. Além disso, ele foi importante nas conquistas do Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil e do Sul-Americano.
A lembrança do confronto é amarga para os donos da casa. Em 2017, a França surpreendeu o Brasil por 3 sets a 2, na final da Liga Mundial, em Curitiba, e conquistou o segundo ouro na competição em três anos, sob comando do técnico Laurent Tillie, à frente da seleção francesa desde 2012.
*Estagiários sob a supervisão de Fernando Brito