Superesportes

Adolescente brilha em Wimbledon

postado em 02/07/2019 04:22
Aos 15 anos, Cori Gauff (foto) eliminou a pentacampeã Venus Williams


Em um duelo de gerações entre tenistas norte-americanas pela rodada de estreia de Wimbledon, nesta segunda-feira, Cori Gauff, de 15 anos, mostrou por que tem tudo para ser a nova sensação do país e se tornar a sucessora das irmãs Williams. A adolescente não se impressionou em jogar na Quadra 1, a segunda mais importante do complexo do Grand Slam em Londres, e derrotou com autoridade a mais velha das Williams ; Venus, de 39, que é pentacampeã na grama inglesa e ex-número 1 do mundo ;, com um duplo 6/4.

Atual número 313 da lista mundial e ex-líder do ranking juvenil, Gauff recebeu um convite da organização de Wimbledon para disputar o qualifying. Passou por três rodadas na semana passada, inclusive vencendo a top 100 espanhola Aliona Bolsova, tornou-se a tenista mais jovem a furar o quali na Era Aberta e entrou na chave principal de um Grand Slam pela primeira vez na carreira.

Com 24 anos de diferença entre as duas tenistas, uma curiosidade deste confronto é o fato de Venus Williams ter vencido quatro dos sete títulos de Grand Slam, sendo dois em Wimbledon, quando Gauff ainda nem tinha nascido, em março de 2004. A adolescente norte-americana, que revelou fazer a distância algumas provas da escola ; ainda cursa o high school (colegial) ;, tornou-se a atleta mais nova a vencer uma partida na chave principal do Grand Slam britânico desde 1991.

;É talvez a primeira vez que choro depois de ter ganhado uma partida. Não pensei que isso poderia ocorrer;, disse Gauff em entrevista ainda na quadra, logo após derrotar Venus. A veterana tenista, na 22; participação em Wimbledon, só havia sido eliminada na estreia duas vezes ; a primeira em 1997 e a segunda em 2012.

Com os 70 pontos da vitória na estreia e os 40 por ter furado o qualifying, Gauff deve se aproximar do 210; lugar do ranking, que será atualizado daqui duas semanas. Mas declarou que quer ser top 100 ainda nesta temporada. A próxima adversária será a eslovaca Magdalena Rybarikova, que surpreendeu a bielo-russa Aryna Sabalenka, cabeça de chave 10 e 11; do mundo, por 6/2 e 6/4.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação