Superesportes

Competidores internacionais em Brasília

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 04/07/2019 04:19
A brasiliense Jade Moreira, 14 anos, busca pontos no ranking da ITF


De hoje a domingo, a capital do país recebe o Open Wheelchair 2019, competição internacional de tênis em cadeira de rodas. O torneio contará com 65 atletas de 12 países, no Brasília Country Club, com entrada gratuita. As partidas iniciam a partir das 9h. Este é o principal campeonato da modalidade na América do Sul, com premiação total de US$ 22 mil.

Brasília ficou os últimos anos fora do circuito internacional. A última vez em que o DF recebeu um evento desse porte foi em 2013. Oito atletas brasilienses estarão na competição. A próxima cidade brasileira a sediar o torneio será Belo Horizonte, de 24 a 28 de julho.

Atleta de tênis em cadeira de rodas até 2016, quando se formou em psicologia, Esther Duarte é uma das organizadoras do evento. Segundo ela, o torneio é importante, pois soma pontos no ranking. ;Apesar de não ser classificatório para nenhuma outra competição, os atletas pontuam no ranking internacional da ITF. Isso é bom para subir as posições e conseguir se classificar para um futuro Parapan-Americano e Paralimpíadas;, explica.

Jade Moreira, 14 anos, é uma das inscritas do torneio. Nascida em Palmas (TO) e criada em Brasília, a jovem iniciou na modalidade aos oito anos. Para se preparar melhor para o torneio, ela esteve em São Paulo participando de uma semana de treinamento no Centro Paralímpico. A atividade foi destinada a atletas que se destacaram nas Paralimpíadas Escolares de 2018.

;O objetivo da viagem era voltar bem e com muita experiência para o torneio em Brasília. Há dois anos participo de competições internacionais, mas nesta vem bastante gente de fora que ainda não conheço. Tenho certeza de que será uma oportunidade muita boa, pois são alguns dos melhores do mundo;, comenta Jade.

*Estagiária sob a supervisão de Fernando Brito

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação