postado em 05/07/2019 04:22
São Paulo ; O Peru tem quatro medalhas na história dos Jogos Olímpicos de verão: três no tiro esportivo e uma no vôlei feminino ; esporte coletivo em que o país vizinho mais fez o Brasil sofrer. Domingo, às 17h, no Maracanã, os homens de Ricardo Gareca tentarão repetir com os pés o que as mulheres fizeram três vezes com as mãos em território verde-amarelo: conquistar o título sul-americano e calar uma nação.
Maior rival do Brasil no vôlei feminino nos anos 1980 e 1990, o Peru silenciou o Ginásio do Parque São Jorge, em 6 de agosto de 1983, com um triunfo por 3 sets a 0 na decisão do Sul-Americano. Para se ter ideia da rivalidade, os dois países são os únicos vencedores do torneio. São 20 títulos do Brasil e 12 do Peru.
;O Peru teve uma geração brilhante. O vôlei alcançou uma popularidade impressionante no país. Disputei muitas partidas com o ginásio lotado em Lima, uma idolatria. Era, ao lado do Brasil, a seleção mais forte da América do Sul. Consequentemente, sempre estava em jogo muita coisa;, lembra a ex-jogadora e treinadora Isabel Salgado.
A decisão de 1983 teve momentos de tensão. Torcedores atiraram laranjas e objetos nas peruanas durante o jogo na tentativa de intimidá-las. As adversárias limitavam-se a pedir ao árbitro que paralisasse a partida para limpar a quadra. Irônicas, até dançavam o samba batucado pelos brasileiros nas arquibancadas. ;Jogamos como se estivéssemos em nossa terra;, disse a levantadora Cármen Teresa em entrevista à revista Placar.
No Brasil, o Peru também faturou o título em 1967, em Santos, com triunfo por 3 sets a 1. Curitiba ainda testemunhou a força do vôlei peruano no último dos 12 títulos do país na modalidade, em 1989.
Memória
Jogos na Copa
Os jogos mais importantes entre Brasil e Peru foram na Copa do Mundo. Em 1970, o Brasil venceu por 4 x 2 nas quartas de final, em Guadalajara, no México. Rivellino, Tostão (2) e Jairzinho marcaram para o Brasil; e Gallardo e Cubillas descontaram. Em 1978, triunfo verde-amarelo por 3 x 0 com dois gols de Dirceu e um de Zico. Depois daquela partida, o Brasil empatou por 0 x 0 com a Argentina na Batalha de Rosário e dependeu do resultado entre Argentina e Peru para avançar à semifinal. Os donos da casa golearam o Peru por 6 x 0. O resultado da partida é questionado até hoje. A Argentina venceu e avançou à semi e foi bi.
44 jogos
Total de duelos entre Brasil e Peru, com 31 vitórias dos brasileiros, nove empates e quatro triunfos peruanos