Superesportes

Depois do fim das férias

Após recesso para a disputa da Copa América, times da Série A do país retomam as atividades hoje, em jogos da Copa do Brasil. Confira as principais novidades da sua equipe e a expectativa para o restante do ano

postado em 10/07/2019 04:21
O técnico português Jorge Jesus estreia hoje no comando do Flamengo, com a missão de definir o estilo de jogo do time, após alto investimento na temporada



A Seleção Brasileira começou a caminhada para o título da Copa América contra a Bolívia, em 14 de junho, no Morumbi. Além da vitória por 3 x 0, a data marcou a pausa dos times nacionais até a final do torneio. A nona rodada do Brasileirão foi a última antes dos 26 dias de paralisação. Agora, com o fim da competição continental, os clubes retornam aos gramados para o restante da temporada. Apesar do recesso, os times não deixaram de trabalhar. Hoje, as quartas de final da Copa do Brasil reiniciam o calendário nacional. Com a janela de transferências aberta, as equipes foram atrás de reforços. O Correio elencou todas as mudanças dos principais clubes da Série A e as expectativas para a conclusão da temporada.



*Estagiários sob a supervisão de Fernando Brito


FLAMENGO
Novidades
O técnico Jorge Jesus havia acertado com o Fla, mas ainda não estreou em partidas oficiais.
O lateral Rafinha desembarcou no Rio de Janeiro, está liberado e deve jogar hoje.
O aposentado zagueiro Juan se prepara para assumir cargo no clube.
Amistoso: vitória sobre o Madureira por 3 x 1.
Expectativa: a chegada do técnico Jorge Jesus e do lateral-direito Rafinha tornam a equipe rubro-negra favorita ao título da Libertadores. Na Copa do Brasil, enfrenta dificuldade contra o Athletico-PR, mas tem leve superioridade por decidir em casa. É um dos postulantes à briga contra o Palmeiras no Brasileirão.


BOTAFOGO
Novidades
Os atacantes Biro-Biro, com passagens por Fluminense e São Paulo, e Victor Rangel, ex-CRB, chegaram para reforçar o alvinegro.
O meia Gustavo Ferrareis, pouco aproveitado, deixou o time e acertou empréstimo com o Avaí.
Amistosos: não realizou partidas
Expectativa: aposta todas as fichas na boa campanha que vem fazendo na Sul-Americana sob o comando de Eduardo Barroca, mas tem um difícil confronto contra o Atlético-MG. No Brasileiro, o meio de tabela é o esperado, terminando o ano sem sustos.


FLUMINENSE
Novidades
O advogado Mário Bittencourt foi eleito presidente, tendo Celso Barros como vice.
O goleiro Muriel acertou com o clube para ser o novo dono da posição.
O goleiro Rodolfo foi pego no exame antidoping, testou positivo para o uso de cocaína e está
suspenso por tempo indeterminado.
Digão, Yony Gonzalez e Bruno Silva estão em fase final de recuperação e voltam ao time.
Amistosos: venceu duas partidas por 3 x 1 (Portuguesa-RJ e Grêmio Osasco)
Expectativa: a esperança é de que o bom trabalho de Fernando Diniz comece a trazer resultados positivos. A contratação do goleiro Muriel faz o time almejar sonhos maiores na Sul-Americana e dias mais tranquilos no Brasileirão.


VASCO
Novidades
O volante Richard, ex-Corinthians, chegou para ser titular no meio-campo.
O meia Marquinho, ex-Athletico-PR, foi contratado após pedido do técnico Vanderlei Luxemburgo para o time titular.
Amistosos: venceu Madureira (3 x 0), Rio Branco-ES (2 x 0), Atlético-GO (1 x 0) e Foz do Iguaçu-PR (3 x 1).
Expectativa: a chegada de Marquinho e
Richard são pedidos pontuais do treinador Luxemburgo, mas não eleva o patamar do elenco vascaíno. A meta da equipe é terminar o ano entre os 16 times que permanecem na elite do futebol brasileiro.


ATLÉTICO-MG
Novidades
Fechou com o lateral-esquerdo uruguaio Lucas Hernandes.
O volante paraguaio Ramón Martinez também chegou nesta janela. O meio-campista Otero volta de empréstimo da Arábia e reforça o elenco.
O ex-interino Rodrigo Santana foi efetivado como técnico.
Amistoso: derrotado pelo América-MG por 3 x 1.
Expectativa: terá dificuldades com o Cruzeiro na Copa do Brasil e com o Botafogo na Sul-Americana. Caso avance, chegará com moral para o restante das competições. No Brasileiro, a contratação de Otero e a efetivação de Rodrigo Santana são trunfos para alcançar a vaga na Libertadores.


CRUZEIRO
Novidades
O zagueiro Murilo foi vendido ao futebol russo, o volante Lucas Silva voltou ao Real Madrid, após empréstimo,
e o atacante Raniel seguiu para o São Paulo.
Rodriguinho está com lombalgia, passará por cirurgia e não tem previsão de retorno.
Amistoso: derrotado pelo América-MG por 2 x 1.
Expectativa: em crise nos bastidores e sob investigação policial de corrupção na diretoria do clube, deve apostar as fichas nos mata-matas da Copa do Brasil e da Libertadores, especialidades do técnico Mano Menezes. No Brasileiro, carece de recuperação.


INTERNACIONAL
Novidades
O lateral-direiro Zeca se lesionou no período de treinos e preocupa para a temporada. O ala-esquerdo Natanael está com nome no BID e pode estrear. O atacante Paolo Guerrero, artilheiro da Copa América, treinou com o grupo e enfrenta o Palmeiras.
Amistoso: perdeu para o Brasil de Pelotas por 1 x 0.
Expectativa: tem um confronto difícil pela Copa do Brasil contra o Palmeiras. O ataque terá de ser efetivo. Paolo Guerrero é a chave. O embate com a equipe alviverde deve se estender para o Brasileirão na disputa pelo título. Na Libertadores, a força da defesa pode ser um trunfo essencial para brigar por mais uma taça.

GRÊMIO
Novidades
O zagueiro David Braz e o meia Guilherme Azevedo treinam com a equipe desde a reapresentação.
O meia Walter Montoya deixou o tricolor gaúcho e acertou ida para o Racing-ARG.
Everton, o cebolinha, recebeu propostas após ser o artilheiro da Copa América, mas fica no Grêmio e está confirmado para o duelo de hoje.
Amistoso: superou o Criciúma por 3 x 1.
Expectativa: é favorito contra o Bahia na Copa do Brasil e tem boas chances de avançar na Libertadores. No Brasileiro, tem time para brigar pela vaga na Libertadores. Para confirmar as possibilidades, precisa repetir o bom desempenho dos anos anteriores.

PALMEIRAS
Novidades
O volante Ramires chegou do futebol chinês e está em fase de recuperação física.
Não entra em campo há mais de um ano.
Guerra e Juninho foram emprestados para o Bahia.
Willian, o Bigode, voltou de longa lesão e está treinando.
Amistosos: perdeu para o Guarani por 2 x 1 e empatou com o Operário-PR por 2 x 2.
Expectativa: o melhor elenco do Brasil sempre tem a esperança de levantar uma taça no fim do ano. O Brasileirão é o caminho mais fácil, mas a Libertadores, obsessão da torcida, deve ser priorizada. Pela Copa do Brasil, tem um difícil embate contra o Internacional. A manutenção do time titular e a contratação de Ramires tornam o time ainda mais favorito a ser um dos campeões no fim do ano.

CORINTHIANS
Novidades
O zagueiro Gil chegou com posto de xerife. Deve assumir a vaga de titular e não sair mais.
O zagueiro Pedro Henrique saiu para o Athletico-PR, o volante Richard acertou com o Vasco, o atacante Sergio Díaz rescindiu contrato e o zagueiro Marllon foi para o Bahia.
Amistosos: perdeu para Botafogo-SP e Londrina por 2 x 1 e bateu o Vila Nova pelo mesmo placar.
Expectativa: é favorito no confronto para avançar às quartas de final da Sul-Americana e conta com o reforço do zagueiro Gil e a força da torcida para chegar à final da competição. No Brasileiro, deve ficar no meio da tabela, próximo da zona para a Libertadores.


SANTOS
Novidades
Negociado desde o ano passado, o atacante Rodrygo foi para o Real Madrid.
Jean Lucas, Felippe Cardoso, Copete e Cleber Reis também deixaram a Vila Belmiro.
Acertou a chegada do meia Evandro, que estava na Inglaterra.
Amistosos: derrotou o São Bento (3 x 1) e empatou com a Ponte Preta (1 x 1).
Expectativa: tem apenas o Brasileirão pela frente, no qual é vice-líder. Apesar de jogar somente uma competição, teve as perdas de Rodrygo e Jean Lucas e deve brigar por uma vaga na Libertadores sob o comando do inquieto técnico Jorge Sampaoli.


SÃO PLAULO
Novidades
Acertou a chegada do jovem atacante Raniel, ex-Cruzeiro.
Biro-Biro rescindiu contrato e acertou com Botafogo.
Nenê, Jucilei e Bruno Peres foram liberados para negociar com outros clubes.
Amistoso: venceu o Cuiabá-MT por 3 x 1.
Expectativa: jogando apenas o Brasileirão, o técnico Cuca prometeu colocar o time em forma durante o recesso, alimentando a esperança de classificação para a Libertadores. O elenco tem bons nomes individuais, mas ainda não brilhou na temporada.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação