postado em 19/07/2019 04:06
A brasileira Nathalie Moellhausen conquistou, ontem, em Budapeste, capital da Hungria, a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Esgrima. O resultado é inédito para o Brasil. ;Espetacular, Nathalie! Nos encheu de orgulho. A esgrima brasileira está em festa e, agora, somos todos campeões mundiais;, comemorou Ricardo Machado, presidente da confederação nacional da modalidade.
A medalha foi conquistada após a final contra a chinesa Lin Sheng. Em duelo emocionante, a decisão ficou apenas para a prorrogação. Após os três períodos, ambas se alternaram na liderança do marcador, mas o empate em 12 x 12 marcou os últimos instantes. Com pouco mais de 40 segundos restantes, Nathalie Moellhausen conseguiu o toque que garantiu o ouro e o título do Campeonato Mundial.
Mesmo antes da vitória na final, ela havia entrado para a história do Brasil na modalidade, em dois atos. Primeiro, quando passou pelas quartas de final e garantiu pelo menos o bronze, levando o país a um pódio onde nunca aparecera. Depois, quando venceu a semifinal e assegurou ao menos uma medalha de prata inédita para si própria, já que conquistara um bronze em 2010. Nathalie Moellhausen é nascida na Itália, filha de mãe brasileira com pai alemão. Tem dupla cidadania e, antes de competir pelo Brasil, a partir de 2014, defendia a Itália.
A campanha de Nathalie Moellhausen no Mundial de Esgrima de Budapeste foi irrepreensível. Na fase inicial, fez oito duelos e venceu todos. Nas oitavas de final, bateu a italiana Alberta Santuccio por 15 x 14. Na fase seguinte, superou Lis Rottler-Fautsch, de Luxemburgo, por 11 x 10. Na semifinal, derrotou Man Wai Vivian, de Hong Kong, por 15 x 11. Na decisão, registrou 13 x 12 contra a chinesa Sheng Lin e faturou o título.
Nathalie Moellhausen foi convidada para integrar a Seleção Brasileira de esgrima em 2014 e, dois anos mais tarde, disputou os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Na ocasião, também fez história para a modalidade no país ao chegar às quartas de final. No ano anterior, em 2015, obteve a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos, em Toronto. Recebeu o título de melhor esgrimista da temporada no Prêmio Brasil Olímpico de 2018.
12
vitórias
Campanha invicta de Nathalie Moellhausen no Mundial 2019