Superesportes

Currículo raro

Reforços de ponta para as oitavas, que começam hoje, Ramires e Rafinha tentarão igualar feito de Tévez: atacante do Boca é o único inscrito no mata-mata que ostenta o título sul-americano e a Liga dos Campeões

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 23/07/2019 04:22
Ramires
Campeão da Champions League pelo Chelsea na temporada 2011/12






Após a pausa para a Copa América, a Libertadores está de volta com dois campeões da Champions League tentando alcançar a marca de Carlitos Tévez, que defende a camisa do Boca Juniors. Com as movimentações do mercado, o Palmeiras reforçou o plantel para o segundo semestre com o volante Ramires, campeão da Europa pelo Chelsea em 2012. Vencedor pelo Bayern Munique em 2013, Rafinha assume a lateral direita do Flamengo. Os jogadores retornam ao Brasil para tentar acrescentar ao currículo o principal título sul-americano nas respectivas carreiras para entrar no grupo seleto dos 10 jogadores que atingiram a façanha.

Ramires, de 32 anos, foi a penúltima contratação do Palmeiras para a sequência da temporada de 2019. O clube deve anunciar nesta semana o zagueiro Vitor Hugo. O volante não atuava no Brasil desde 2009, quando migrou do Cruzeiro para o Benfica. Na última temporada defendendo o clube celeste, viu o título da Libertadores escapar no Mineirão. O Estudiantes venceu a raposa de virada por 2 x 1 e se sagrou campeão.

Em 2010, Ramires transferiu-se para o Chelsea, onde faturou a Champions League na temporada 2011/2012. Antes de reforçar o atual campeão brasileiro, ele estava no Jiangsu Sunning, da China. O atleta será comandado por Luiz Felipe Scolari, técnico dele na Seleção Brasileira em 2013 e 2014. A equipe paulista está em busca do título da Libertadores. O alviverde não conquista a taça desde 1999.

O lateral-direito Rafinha, 33, foi uma dos reforços mais badalados do futebol brasileiro para o segundo semestre. O jogador não atuava no país desde 2005. Na época, deixou o Coritiba. Ele teve passagens por Shalke 04 e Genoa até chegar ao Bayern de Munique, em 2011. Sob o comando de Pep Guardiola, o lateral foi campeão da Europa na temporada de 2012/2013. Rafinha defendeu o clube alemão até maio de 2019, quando começou a ser especulado no rubro-negro. Em junho, foi oficializado pelo clube. A equipe carioca, que vinha se reforçando desde o início do ano com Arrascaeta e Gabigol, trouxe o técnico Jorge Jesus e está perto de anunciar Filipe Luís.

Na terceira passagem pelo Boca Juniors, Tévez é o único jogador desta edição que ostenta a Champions League e a Libertadores no currículo. Em 2003, o atacante se sagrou campeão do torneio pelo time argentino diante do Santos de Robinho e Diego. Após passagens por Corinthians e West Ham, faturou a Liga dos Campeões em 2008 na campanha do Manchester United. Os Diabos Vermelhos derrotaram o Chelsea na decisão.

Apesar do bom momento na Juventus, Tevez retornou em 2015 para o Boca, time do coração. Após uma proposta valiosa do futebol chinês, o atacante defendeu o Shanghai Shenhua em 2017. No ano seguinte, retornou ao clube que o revelou. No mesmo ano, amargou o vice da Libertadores diante do maior rival, o River Plate.

Terceiro colocado na última temporada do Campeonato Argentino, o Boca Juniors retorna à Libertadores um pouco diferente. Benedetto, destaque na Libertadores passada, foi vendido para o Olympique de Marselha. Em contrapartida, o clube contratou o italiano De Rossi e o argentino Salvio, que estava desde 2012 no Benfica.

*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima






Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação