Superesportes

A Iugoslávia ainda existia

Só um treinador europeu conquistou o título do principal torneio de clubes da América do Sul. Campeão em 1991 à frente do Colo-Colo, o croata Mirko Jozic é a inspiração para o aniversariante Jorge Jesus

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 24/07/2019 04:07
%u201CEu não pensava em disputar uma Libertadores. A minha vida era a Champions League. Mas a Libertadores também é a Champions da América Latina%u201D

Jorge Jesus, treinador do Flamengo

A Libertadores costuma ser criteriosa. Em 60 edições, apenas um técnico nascido fora da América do Sul ousou conquistar o principal torneio de clubes do continente. Aos 79 anos, o croata Mirko Jozic é a inspiração para o português Jorge Jesus do Flamengo e o espanhol Ismael Rescalvo do Emelec no confronto de ida das oitavas de final, hoje, às 21h30, no Estádio George Capwell, em Quito. O duelo entre os dois treinadores europeus vale vaga às quartas de final contra Internacional ou Nacional do Uruguai.

Mirko Jozic ganhou projeção na América do Sul ao conquistar o Mundial Sub-20 de 1987 no Chile. Ele comandava um timaço. A extinta Iugoslávia contava com Davor ;uker, Zvonimir Boban, Robert Jarni e Robert Prosinecki. Superou a Alemanha nos pênaltis. Encantada, a diretoria do Colo-Colo convenceu Jozic a trabalhar no Chile. Em 5 de junho de 1991, o croata brindou o clube com o título inédito da Libertadores contra o Olimpia.

Aos 65 anos, o aniversariante do dia Jorge Jesus tem apenas um título continental no currículo: a extinta Copa Intertoto 2008 pelo Sporting Braga. Ele esteve perto de faturar a Liga Europa em 2013, porém, o Benfica perdeu para o Chelsea de Rafa Benítez por 2 x 1. Embora não ostente no currículo um dos dois títulos mais importantes da Europa, o técnico do Flamengo vê a Libertadores como um presente perfeito.

;Eu não pensava em disputar uma Libertadores. A minha vida era a Champions League. Mas a Libertadores também é a Champions da América Latina, foi um dos motivos pelo qual aceitei trabalhar no Flamengo. Participar dessa competição interessante, importante, com o máximo respeito por todos os adversários. Entra no currículo;, comentou na última entrevista antes da partida contra o Emelec.

Jesus fez a lição de casa. Estudou o Emelec. ;É um time com experiência em Libertadores. O Angulo é um jogador conhecido, observado na Europa. Enfrentou o Cruzeiro na fase de grupos, um time de intensidade alta;, diz.

O presente antecipado de aniversário foi oficializado ontem pelo Flamengo. ;Filipe Luís é um jogador da Seleção Brasileira. No futebol, temos que mostrar todos os dias o nosso valor. Ele tem características que nos agradam;, comentou, cobrando a diretoria. ;Pedi um jogador que ainda não chegou, que é um centroavante;.

Hoje, o treinador não contará com Éverton Ribeiro e Vitinho. Ambos ficaram no Rio para o tratamento de lesões. O jovem João Lucas foi relacionado para a partida.

Colorado encara pressão uruguaia
Na busca do tricampeonato, o Internacional visita hoje o Nacional, do Uruguai, às 19h15, no Estádio Parque Central, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. O Colorado tem como meta primeiramente não levar gols e após fazer algum tento para conquistar uma vantagem.

As duas equipes já duelaram na final do torneio em 1980 quando os uruguaios triunfaram. Depois em 2006, os colorados deram o troco e avançaram às quartas de final da competição.

Ainda se ressentindo de dores no joelho esquerdo, o volante Rodrigo Dourado desfalca os vermelhos. Na sua vaga segue Rodrigo Lindoso. D;Alessandro que normalmente não atua em jogos fora de Porto Alegre estará escalado para o duelo de hoje.

Recuperando-se de uma lesão muscular na coxa direita, o lateral-direito Zeca ainda não estará à disposição. Assim Bruno permanece na posição. Nico López e Paolo Guerrero comandam o ataque vermelho.

Furacão recebe Boca Juniors
Mais um capítulo para entrar na história de feitos recentes do Athletico Paranaense pode começar a ser escrito hoje, quando a equipe rubro-negra recebe o Boca Juniors, às 21h30, na Arena da Baixada, para o jogo de ida das quartas de final da Libertadores. O confronto decisivo da volta está marcado para o dia 31, em Buenos Aires.

Com o time titular descansado após ser poupado no fim de semana na rodada do Brasileirão, o Furacão chega para a partida com apenas duas dúvidas. O volante Wellington está suspenso e a substituição natural é a entrada de Lucho González. Porém, o técnico Tiago Nunes não confirmou a mudança. Na zaga, Robson Bambu e Pedro Henrique disputam um lugar ao lado de Léo Pereira.

O Boca mudou em relação à fase de grupos. Benedetto está fora do confronto. Na lateral, Buffarini será reavaliado e o jovem Weigandt pode aparecer como novidade. Na zaga, mais mudanças para o técnico Gustavo Alfaro. Izquerdoz, suspenso, e Lisandro López, lesionado, saem para as entradas de Junior Alonso e Paolo Goltz.

Palmeiras sofre, mas reage: 2 x 2
Um gol de Felipe Melo, outro de Borja e uma defesa de pênalti do goleiro Wéverton salvaram o Palmeiras da derrota ontem à noite, em Mendoza, no duelo de ida válido pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América. O time alviverde chegou a estar perdendo por 2 x 0, gols de Santiago Garcia. O centroavante teve a chance de abrir 3 x 1 numa cobrança de pênalti, porém, bateu de maneira displicente no meio do gol e alimentou a reação dos donos da casa.
Felipe Melo diminuiu o placar numa cabeçada indenfensável. No segundo tempo, o colombiano Miguel Borja quebrou o jejum pessoal com um belíssimo drible de corpo na defesa adversária. O atacante não balançava a rede desde 28 de fevereiro na vitória por 3 x 2 sobre o Ituano pelo Campeonato Paulista.

O gol saiu em um momento providencial para Borja. A diretoria negocia o retorno do centroavante Henrique Dourado por empréstimo. O jogador está recuperado de lesão e não retornará agora para o Henan Jianye, da China.

Raposa arranca empate com River
O Cruzeiro soube sofrer ontem, em Buenos Aires, no jogo de ida das oitavas da Libertadores. O time celeste foi pressionado, especialmente na primeira etapa, mas segurou o placar de 0 x 0 com o River Plate, no Monumental de Nuñez. Suárez desperdiçou pênalti no último lance da partida e mandou para fora.

Marquinhos Gabriel ainda marcou um gol no início do segundo tempo, mas o árbitro Julio Bascuñan confirmou posição de impedimento do meia-atacante do Cruzeiro após auxílio do VAR. Com o empate sem gols na Argentina, o time celeste precisará de uma vitória simples na segunda partida para garantir classificação às quartas de final da Libertadores. Se sofrer um gol, porém, precisará marcar dois, em função do gol qualificado.

A partida de volta será já na próxima semana. Brasileiros e argentinos se enfrentam em 30 de agosto, às 19h15, no Mineirão. Antes disso, porém, o Cruzeiro tem compromisso pelo Brasileiro. No sábado, a equipe celeste medirá forças com o Athletico-PR, às 19h, no Mineirão.

Oitavas de final

Ontem
River Plate 0 x 0 Cruzeiro
LDU 3 x 1 Olímpia
Godoy Cruz 2 x 2 Palmeiras

Hoje
19h15
San Lorenzo x Cerro Porteño
Nacional-URU x Internacional
21h30
Athletico-PR x Boca Juniors
Emelec x Flamengo

Amanhã
21h30
Grêmio x Libertad

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação