Superesportes

Uma final entre Brasil e Argentina?

Com a classificação do Grêmio para as quartas de final, país assegura vaga na decisão da Libertadores. River Plate e Boca Juniors duelam contra Cerro Porteño e LDU, respectivamente

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 02/08/2019 04:07
André comemora um dos gols na vitória sobre o Libertad, na noite de ontem


Uma das maiores rivalidades sul-americanas pode entrar em campo na final da Copa Libertadores deste ano. Depois da classificação do Grêmio, na noite de ontem, diante do Libertad, do Paraguai, o Brasil garantiu um lugar na decisão. Isso porque, em um dos lados da chave das quartas de final só há times do país. Do outro lado, dois argentinos lutam para alcançar a possibilidade de lutar pelo troféu. O River Plate enfrenta o Cerro Porteño, do Paraguai, enquanto o Boca Juniors tenta uma vaga nas semifinais diante da LDU, do Equador.

Seria o 15; encontro entre brasileiros e argentinos na final do torneio ; que este ano, pela primeira vez, será realizada em jogo único, em Santiago (Chile), em 23 de novembro. Nas outras 14 vezes, amplo domínio dos hermanos. As equipes da Argentina venceram em nove chances, enquanto os clubes do Brasil ficaram com cinco títulos. Nas duas últimas decisões entre os dois países, porém, quem levou a melhor foi o representante verde-amarelo. Em 2012, o Corinthians despachou o Boca, enquanto em 2017, o Grêmio levantou o troféu diante do Lanús.

Por falar no tricolor gaúcho, o time de Renato Portalupi goleou o Libertad por 3 x 0, no Defensores Del Chaco, pela segunda partida das oitavas de final da Libertadores. Soberano em campo, o time não deu chance aos paraguaios e precisaram de apenas 45 minutos para liquidar a fatura e garantir a vaga. Em noite iluminada, André marcou duas vezes, espantou a má fase técnica e acabou com o jejum de quase três meses sem balançar as redes. Jean Pyerre de pênalti fez o outro tento gremista. De quebra, a equipe chegou ao centésimo triunfo na competição intercontinental.

Os duelos
Nas quartas de final, o Grêmio enfrenta o Palmeiras. O outro confronto brasileiro será entre Internacional e Flamengo. Os horários não estão definidos, mas os duelos ocorrerão nas semanas de 20 a 22 de agosto (jogos de ida) e 27 a 29 de agosto (jogos de volta). Os clubes com melhor campanha da fase de grupos (caso de Palmeiras e Internacional) decidirão em casa.

Para o técnico Renato Portalupi, o confronto com o Palmeiras será ;briga de cachorro grande;. ;O Palmeiras é um dos grandes clubes do futebol brasileiro, tem um grande treinador. Mas o Grêmio também é muito forte, tem um grande grupo, uma grande torcida. Qualquer uma das equipes pode passar;, apontou. Outro que acredita no potencial do time gaúcho é o atacante Diego Tardelli. ;A gente vem muito bem depois da Copa América. Confiança total. O grupo é muito bom, muito forte. Tem tudo pra chegar, fazer grande jogo contra o Palmeiras;.




;O Palmeiras é um dos grandes clubes do futebol brasileiro, tem um grande treinador. Mas o Grêmio também é muito forte, tem um grande grupo, uma grande torcida. Qualquer uma das equipes pode passar;
Renato Portalupi, técnico do Grêmio



14 vezes

Número de encontros entre brasileiros e argentinos na final da Libertadores

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação