postado em 04/08/2019 04:06
Dois pontos diferenciam o Minas Icesp do Foz Cataratas na tabela da Série A do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol. São duas posições de distância. Adversários diretos na luta pela permanência na elite da categoria, os dois clubes vão se enfrentar hoje, às 14h, no Estádio Pedro Basso, em Foz do Iguaçu (PR), pelo último jogo da primeira fase. Todas as partidas da rodada ocorrem no mesmo horário e, ao final, os quatro últimos colocados serão rebaixados.
O Minas Icesp está na 12; colocação, com 14 pontos, é a primeira equipe fora da zona de degola e precisa da vitória para se manter na elite sem depender de outros resultados. Desde a conquista do inédito título da segunda divisão feminina e o acesso para a Série A, a equipe do DF enfrentou altos e baixos no torneio. Até aqui foram quatro vitórias, dois empates e oito derrotas. Além de um pesadelo: a ausência de gols. As ;Minas; marcaram apenas 11.
;A campanha não foi boa, até porque tinham jogos que podíamos ter ganhado ou empatado, mas era uma equipe caçula, que não está acostumada com esse nível de campeonato. A gente enfrentou equipes muito qualificadas e com um nível de estrutura diferente;, avaliou o técnico Singol Santos. ;Sabemos que vai ser um jogo decisivo porque, dependendo do resultado, custará a permanência de um dos dois times. Nosso time está muito focado, até porque tivemos uma semana de treinos visando à vitória;, disse a camisa 10 do Minas Icesp, Camila Pini.
Das quatro vagas para o descenso, duas já foram preenchidas. O Sport-PE e o São Francisco-BA, em 16; e 15;, respectivamente, não têm chances de permanência. Além de Minas Icesp e Foz Cataratas, três equipes lutam contra o rebaixamento: Vitória-PE (14;), Ponte Preta (11;) e Iranduba (10;). Na última rodada, o Vitória-PE enfrenta a Ferrovária, enquanto a Ponte duela contra o Audax, e o Iranduba joga contra o Sport Recife.
* Estagiária sob a supervisão de Leonardo Meireles