postado em 09/08/2019 04:07
Se depender da nova geração, o judô do Brasil está em boas mãos. Ontem, os jovens Renan Torres e Larissa Pimenta, ambos de 20 anos, brilharam e conquistaram a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. A modalidade ainda teve mais uma atleta verde-amarela: a lutadora Larissa Farias, que acabou no quinto lugar.
Estreante em Pans, Renan Torres não teve vida fácil na categoria -60kg. Na primeira luta, derrotou o norte-americano Adonis Diaz a poucos segundos do fim. Então, imobilizou Roberto Almenares, de Cuba, e garantiu a classificação. Na final, venceu o equatoriano Lenin Preciado, campeão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015.
Larissa Pimenta começou a trajetória aplicando um wazari e um ippon na dominicana Diana de Jesus pela categoria -52kg. Em seguida, bateu Brillith Gamarra, do Peru, no golden score. Na decisão, a luta contra a mexicana Luz Olvera foi para o tempo extra. A brasileira contou com três infrações cometidas pela adversária para subir ao lugar mais alto do pódio.
O judô ainda terá representantes do Brasil nas disputas dos próximos três dias. Hoje, Rafaela Silva luta na categoria -57kg, enquanto Daniel Cargnin sobe ao tatame pela -66kg e Juninho Bomba compete na -73kg.
No atletismo, Alison dos Santos, de 19 anos, conquistou ouro na prova dos 400m com barreiras. Dono do recorde sul-americano sub-20, com 48s49, o brasileiro conseguiu baixar mais o tempo para fazer 48s46, a melhor marca da carreira, e ficar no lugar mais alto do pódio. O norte-americano Amere Lattin (48s98) levou a prata e o bronze ficou com o jamaicano Kemar Mowatt (49s09).
Alison aproveitou uma queda na última barreira do dominicano Juander Santos, que liderava a prova e acabou ficando em oitavo, para assumir a ponta e chegar em primeiro lugar. Mesmo confirmado nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, o brasileiro figura como um dos grandes nomes da prova ao fazer o quarto tempo do ano. Em junho, ele também foi ouro na Universíade de Napoli, na Itália.
Nas outras finais de ontem, Allan Wolski terminou na sexta posição no lançamento do martelo; Valdileia Martins foi a quinta no salto em altura; Juliana Campos fechou apenas em oitavo no salto com vara e Carlos de Oliveira Santos encerrou em sexto nos 1.500m.
48s46
Tempo do brasileiro Alison dos Santos na prova dos 400m com barreiras
Natação
O nadador brasileiro Marcelo Cherighini venceu, ontem, a prova dos 100m livre, com tempo de 48s09, deixando para trás o norte-americano Nathan Adrian, que foi campeão nas Olimpíadas de Londres-2012. Adrian ficou a oito centésimos de Cherighini. Michael Chadwick, também dos Estados Unidos, ficou em terceiro, com 48s88.