Superesportes

Motivos para sorrir

Delegação brasileira tem mais um dia de vitórias. No judô, Rafaela Silva conquista o ouro que lhe faltava. País também sobe ao topo do pódio na vela, no atletismo, no hipismo e na natação

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 10/08/2019 04:06
Campeã olímpica e mundial, Rafaela completou a coleção de títulos












A medalha que faltava chegou para Rafaela Silva. Ontem, a brasileira conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima ao vencer a dominicana Ana Rosa e completou a coleção de títulos nas principais competições internacionais da modalidade. Rafaela (57kg) se tornou, assim, a primeira judoca brasileira campeã olímpica, mundial e pan-americana.

Dona de um dos currículos mais vitoriosos do judô mundial, Rafaela Silva encarou a competição como uma importante evolução rumo a Tóquio 2020. ;Os Jogos Pan-Americanos são fundamentais. Gosto muito de competir representando o Brasil. Só tenho a agradecer à Confederação Brasileira de Judô e ao Time Brasil pela oportunidade;, disse Rafaela.

O atletismo deu mais três medalhas de ouro para o Brasil. Primeiro, com Ederson Vilela, nos 10.000 metros. Ele registrou tempo de 28min27s47, o melhor da carreira, para percorrer as 25 voltas da pista do Estádio Atlético de la Videna, no centro da capital peruana. A prata foi para o norte-americano Reid Buchanan, com 28min28s41, e o bronze para Lawi Lalang, também dos EUA, com 28min31s75.

Depois, dois revezamentos ficaram com a primeira colocação. No 4x100m feminino, Vitória Rosa, Rosangela Santos, Lorraine Martins e Andressa Moreira Fidelis fecharam a prova com o tempo de 43s04, o melhor da temporada, e deixaram para trás Canadá e Estados Unidos (prata e bronze). No 4x100m masculino, o time brasileiro, formado por Paulo André, Rodrigo Pereira, Derick Souza e Jorge Vides, venceu as equipes de Trinidad e Tobago e EUA, com o tempo de 38s27. A equipe verde-amarela é a atual campeã mundial.

Tricampeonato

E o Brasil também fez bonito na vela. Na Baía de Paracas, Patricia Freitas, na RS:X feminina, e Marco Grael e Gabriel Borges, na 49er, faturaram a medalha de ouro. A regata da medalha da classe 49erFX, que conta com a dupla Martine Grael e Kahena Kunze, foi adiada para hoje. Patricia Freitas conquistou o tricampeonato nos Jogos Pan-Americanos. Ela havia subido no topo do pódio em Guadalajara 2011 e Toronto 2015.

No hipismo, o brasileiro Marlon Zanotelli conquistou a medalha de ouro individual nos saltos. Ele fechou a prova sem cometer faltas, sendo o único ;zerado; na final. A prata ficou com o argentino Jose Maria Larocca, que perdeu um ponto, e o bronze com a norte-americana Elizabeth Madden, que perdeu quatro pontos.

Fechando o dia, a natação completou a festa brasileira com Etiene Medeiros e Bruno Fratus, que venceram nos 50m livres, com tempos de 24s88 e 21s61, respectivamente.










Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação